Diagnóstico da Covid-19 ganha reforço com equipamento do Idaf

O diagnóstico de Covid-19 ganhou um reforço com mais um equipamento cedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A centrífuga para strips será utilizada pela equipe do Laboratório Central (Lacen-ES), vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa). A estrutura foi entregue, na última semana, para o protocolo de testes e, a partir desta semana, será utilizada oficialmente.

De acordo com o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, com mais esta centrífuga, será possível aumentar em torno de 5% a quantidade de análises realizadas atualmente. Ele explica que o equipamento será utilizado em conjunto com os equipamentos de PCR em tempo real (RT-qPCR – sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real).

No final de março, o Idaf cedeu ao Lacen um aparelho de RT-qPCR para ser utilizado durante a pandemia. Além disso, dois médicos-veterinários, que atuam na Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto, também estão atuando diretamente no Lacen nesse período.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, essa parceria demonstra a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão e a competência técnica da força de trabalho.

“É gratificante poder contribuir, de alguma forma, com a sociedade capixaba neste momento difícil. O Idaf tem tido uma atuação constante nesse período de crise, seja na disponibilização de estrutura ou de mão-de-obra, nos trabalhos nas barreiras sanitárias ou na continuidade dos serviços essenciais à população”, disse Louzada.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Sustentabilidade no agronegócio é tema de webinar

Nesta quarta-feira (23), o Webinar BW TALKS recebe dois especialistas no agronegócio para tratar da ...

Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares, enquanto produtor aguarda ...

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha abre inscrições para as provas de velocidade

Haras Raphaela, em Tietê (SP), sediará competições do Quarto de Milha em quatro ...

Brasil exporta primeira carga de melão para China após acordo bilateral

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês A ...

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...