Disponibilidade de laranja deve crescer este mês, aponta Cepea

A disponibilidade de laranja deve continuar aumentando em abril no estado de São Paulo. Apesar de frutas do grupo das precoces já terem sido comercializadas em março, neste mês, a oferta dessas variedades deve ser um pouco maior, compensando a baixa disponibilidade de laranja pera.

Isso porque, segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, parte das frutas deve atingir um estágio de maturação mais próximo do demandado pelo mercado de mesa. Ainda assim, este não deve ser um cenário de oferta elevada, já que o pegamento das primeiras floradas foi limitado. Assim, o movimento de alta nos preços da fruta, verificado até o mês passado, pode ser interrompido.

A demanda, por sua vez, deve sentir os impactos (positivos e negativos) do coronavírus – apesar de os cítricos terem consumidores cativos nos supermercados, que buscam fortalecimento da imunidade, há de se considerar que o mercado institucional (merendas e refeições empresariais) e o food service (restaurantes e lanchonetes), importantes canais de escoamento da fruta, devem continuar com funcionamento restrito.

No caso da lima ácida tahiti, com o avanço da maturação das frutas de segunda florada, a oferta ainda deve ser alta entre abril e o início de maio, com boa qualidade – diante das chuvas regulares em março. Ainda assim, deve ser menor do que o volume disponibilizado no primeiro trimestre do ano, período de pico de safra. Neste cenário, uma oferta consistente e de padrão satisfatório pode continuar favorecendo as exportações da fruta, caso a demanda externa siga firme.

Fonte: Cepea

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...