Divulgado o calendário de 2024 dos levantamentos das safras agrícolas e do mercado hortigranjeiro

Já está disponível o cronograma de divulgação dos levantamentos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2024. Publicado ontem (26), o calendário apresenta as datas dos anúncios das safras de grãos, de café, de cana-de-açúcar e também os dados de comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).

Para 2024, o primeiro evento da Companhia está marcado para o dia 10 de janeiro, quando será divulgado o Boletim do 4º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24. A data deste anúncio foi atualizada recentemente. As divulgações das safras de grãos trazem um panorama do início do ciclo de produção, a partir do mês de outubro de cada ano. Ao todo são 12 levantamentos mensais, com o último encerrando o ano-safra 2023/24 no dia 12 de setembro. Já o primeiro anúncio para o próximo ciclo, 2024/25, está marcado para outubro.

Anúncio

Ainda no mês de janeiro, no dia 18, será divulgado o 1° Levantamento da Safra de Café 2024. No caso do café, é realizada uma série de quatro anúncios, contendo pesquisa de produção nas principais regiões produtoras do país. Os estudos subsequentes ocorrem nos meses de maio (23) e setembro (19) de 2024, e 21 de janeiro de 2025.

Anúncio

Já em 22 de janeiro, a Companhia apresenta os dados do 1º boletim de 2024 sobre a comercialização de hortigranjeiros nas principais Ceasas do Brasil. As demais publicações ocorrem mensalmente e trazem informações dos preços praticados das frutas e hortaliças mais vendidas nos mercados atacadistas analisados pela Companhia. O trabalho faz parte do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), cuja operacionalização é realizada pela Conab.

CANA – Para a cana-de-açúcar, o 4º e último levantamento que encerra a safra 2023/24 será realizado no dia 18 de abril. As demais divulgações das análises, referentes ao ano safra 2024/25, estão marcadas para abril (25), agosto (22) e novembro (28).

DEMAIS PRODUTOS – Além das datas dos anúncios citados, o calendário da Companhia apresenta também o cronograma de publicação do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA). O documento é uma parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O Boletim foi planejado, entre os serviços oferecidos pela Conab, para atender à sociedade com informações sobre as condições agrometeorológicas e a interpretação do comportamento das lavouras em imagens de satélites e no campo. A primeira edição de 2023 será publicada no dia 25 de janeiro.

Confira aqui o Calendário de Divulgação de Safras e do Prohort, divulgado pela Conab.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...