Documentário mostra a importância de corredores ecológicos nas montanhas do Espírito Santo

Com o objetivo de mostrar a importância do corredor ecológico existente entre o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins; a Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta e o Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, todos localizados na região de montanhas do Espírito Santo, será lançado o documentário Corredores.

Produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, e dirigido por Klaus Berg, o documentário será lançado no dia 29 de fevereiro, no Cine Jardins, e 9 de março, no Cinemark do Shopping Vitória, com exibições gratuitas. Os interessados em assistir o documentário nas sessões realizadas em Vitória já podem se inscrever nos links informados abaixo.

Anúncio

O trailer de Corredores está disponível no site: www.ultimosrefugios.org.br/doccorredores e no Youtube @ultimosrefugios. No próximo dia 23 ocorre o lançamento da trilha sonora do documentário, feita por Arthur Navarro, com disponibilização das faixas nos principais tocadores de música. Já no dia 26, às 19h30, será realizada uma live de lançamento com os produtores do filme no Youtube e no Instagram do Instituto. Estão previstas ainda outras exibições: no dia 14 de março, na sede do Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo; no dia 15 de março, na Fazenda do Centro, em Castelo; na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, em data a definir, entre outras.

Anúncio

O filme, de 70 minutos, apresenta personagens locais reais e marcantes, histórias curiosas e uma natureza exuberante captada em seis expedições de um complexo trabalho de registro de imagens, sempre respeitando o tempo e os ciclos da natureza. De acordo com o fundador e diretor do Últimos Refúgios, o experiente fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, a região desse Corredor compreende uma área belíssima de 55.870 hectares, que abriga três unidades de conservação e uma rica variedade de ambientes e espécies.

“A história ambiental desse Corredor Ecológico nos leva a refletir sobre como ocorreu a interação entre os seres humanos e o ambiente natural ao longo dos anos. Com base na combinação dos aspectos ambientais e sociais, observamos o presente como reflexo do passado e essa compreensão é relevante para as decisões que determinarão o futuro”, comenta Leonardo.

Impactado com a produção, o diretor Klaus Berg revela que fazer o documentário ambiental foi algo inédito. “Apesar de já ter realizado diversos filmes ao longo de 20 anos de carreira, o Corredores é algo muito marcante na minha vida. Além de sentir muito orgulho pelo resultado, com este filme aprendi outras formas de enxergar o mundo, a vida, a natureza e o cinema”, registra Klaus.

O produtor da obra Raphael Gaspar explica que o corredor ecológico consiste na criação de uma faixa de vegetação que ligue fragmentos florestais ou unidades de conservação antes separados, permitindo assim o trânsito da fauna e da flora e o fluxo genético tão importante para a manutenção da vida.

Leonardo Merçon é o fundador e um dos diretor do documentário

“Essa é uma estratégia de conservação da biodiversidade da região. Percorri diversas locações no Corredor Ecológico desde 2019, primeiro na missão de produzir um livro fotográfico e agora na jornada de um documentário. Encontrei uma biodiversidade exuberante, pessoas que são símbolos da conservação, cantos e paisagens de tirar o fôlego. Encontrei-me em paz. Uma composição passou por mim. Se eu amava a natureza, agora morreria por ela!”, comenta Raphael.

O documentário Corredores foi realizado com recursos públicos do Governo Federal, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto é realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, com patrocínios da ArcelorMittal e do Grupo Águia Branca, e apoio do Parque Estadual Pedra Azul, da Reserva Águia Branca, do Parque Estadual Forno Grande, da Pedra Azul Aventura, da Diaço e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Além disso, o Instituto Américo Buaiz oportunizou a exibição do filme no Shopping Vitória.

O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na área ambiental e cultural relacionada à conservação de espécies e ambientes principalmente no Espírito Santo e trabalha com a educação ambiental para equilibrar a relação entre as pessoas e a natureza.

PROGRAMAÇÃO

  • 23/02 – Lançamento da trilha sonora, com disponibilização das faixas nos principais tocadores de música.
  • 26/02 – Live de lançamento, às 19h30, no Youtube e no Instagram do Instituto
  • 29/02 – Exibições gratuitas de Corredores, às 19h e às 21h, no Cine Jardins, Shopping Jardins (Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 – Jardim da Penha, Vitória). Inscrições em: https://bit.ly/sessão1cinejardins e https://bit.ly/sessao2cinejardins.
  • 09/03 – Exibição gratuita, às 8h30, no CineMark do Shopping Vitória – entrada pelas portas principal ou lateral ao lado da padaria Monza (Av. Américo Buaiz, 200 – Enseada do Suá, Vitória). Inscrições em: https://bit.ly/sessaocinemarkvitoria. Haverá conversa com os produtores após a sessão.
  • 14/03 – Exibição gratuita no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, em horário a definir. Não é necessário fazer inscrição.
  • 15/03 – Exibição gratuita na Fazenda do Centro, em Castelo, em horário a definir. Não é necessário fazer inscrição.

Ficha técnica de Corredores

  • Direção: Klaus Berg
  • Roteiro: Klaus Berg e Raphael Gaspar
  • Direção de fotografia: Leonardo Merçon
  • Cinegrafista: Felipe Facini
  • Assistente de câmera: Claudiana Braga
  • Produção: Raphael Gaspar
  • Produção executiva: Daniela Gerhard e Iasmin Macedo
  • Direção de produção: Eddy Aragão
  • Montagem: Felipe Facini e Klaus Berg
  • Animação: Rachel De La Rocha
  • Som direto: Fernando Paschoal e Gisele Bernardes
  • Trilha sonora original: Arthur Navarro

Fonte: Tríade Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...