Edital seleciona projetos de infraestrutura para turismo rural

Associações de produtores rurais das localidades de Banca de Areia, Boa Vista, Forquilha e Jacu, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, receberão R$ 75 mil, cada uma, para o desenvolvimento de projetos de melhorias em infraestrutura voltada para turismo rural. Os recursos deverão ser repassados, nas próximas semanas, pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS).

Os quatro projetos foram selecionados a partir de um edital, lançado no ano passado, do Programa Municipal de Apoio às Organizações da Agricultura Familiar, que visa à concessão de recursos para a estruturação de empreendimentos coletivos da agricultura familiar em Cachoeiro. Comunidades rurais do município já foram beneficiadas, anteriormente, com apoio a construção de agroindústrias ou compra de materiais, mas esse foi o primeiro edital voltado, especificamente, para turismo rural.

O projeto de Banca de Areia, localizada no distrito de Pacotuba, é voltado à estruturação de um pavilhão para eventos, com a construção de lanchonete, banheiros e novos vestiários. O da localidade de Boa Vista, que fica no distrito de São Vicente, é voltado à estruturação de uma área de recepção a turistas próximo à Pedra da Penha. Na comunidade de Forquilha, no distrito de Burarama, será construído um restaurante comunitário; em Jacu, também em Burarama, será feita uma cozinha comunitária.

A expectativa é de que as intervenções sejam concluídas até o fim deste ano. Para serem contemplados, os projetos passaram por análise de uma comissão técnica e de uma comissão de monitoramento, formadas por servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) e por representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“Queremos fazer um espaço melhor para receber os turistas, porque recebemos muitas pessoas de outras comunidades que fazem cavalgadas e trilhas. A situação está um pouco mais complicada com essa questão do coronavírus, mas estamos muito otimistas com a chegada desses recursos”, afirma Jacinto Natal Spoladore, presidente da Associação de Agricultores Familiares e Artesanatos de Banca de Areia e Adjacências.

“Esse investimento de R$ 300 mil nos projetos das associações se soma às diversas ações que temos desenvolvido nos últimos anos para o fortalecimento do turismo rural em Cachoeiro, gerando emprego e renda para os moradores dessas regiões. O turismo foi uma das atividades mais afetadas com a pandemia de Covid-19, mas, lá na frente, quando a situação se normalizar, essas comunidades estarão muito mais estruturadas para receber os turistas”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Últimas notícias

Mais de 50 soluções tecnológicas disponíveis para o agro em 2021

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio ...

Autorizada exportação de ovos in natura para Argentina e Chile

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a dupla autorização de exportações ...

Clima impacta produção da safra verão/21 e especialista aponta como se proteger de mudanças climáticas

A irregularidade das precipitações nos meses de outubro e novembro marcou o início ...

Brasil exporta 11 milhões de sacas de café no primeiro trimestre de 2021

Volume embarcado apresenta evolução de 10,4% no ano civil e aponta para quebra ...

Exportação de solúvel cresce 9,2% na comparação com março de 2020

De acordo com levantamento mensal realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café ...