El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

Foto: Freepik

O outono de 2026, que começa hoje (20) e vai até 21 de junho, deve ser marcado por temperaturas acima da média em grande parte do Brasil e pela demora na chegada do frio intenso. Embora ondas de frio estejam previstas, especialmente entre o fim de maio e junho, elas serão mais pontuais do que prolongadas. O principal destaque da estação é a manutenção das chuvas por mais tempo do que o habitual, influenciada inicialmente por um El Niño costeiro e, posteriormente, pela formação de um El Niño clássico, que tende a alterar de forma significativa o padrão climático no país.

Anúncio

De acordo com a Climatempo, regionalmente, os impactos serão distintos. No Sul, o cenário mais marcante será o excesso de chuva, com volumes acima da média e maior frequência de instabilidades, especialmente no Rio Grande do Sul – reflexo direto do El Niño. No Sudeste, incluindo o Espírito Santo, o destaque será a persistência das pancadas de chuva em abril e início de maio, com tempo mais nublado no litoral, antes da redução gradual das precipitações e chegada de episódios de frio moderado.

No Centro-Oeste, o ponto mais relevante será a transição mais lenta para o período seco, com calor e umidade ainda sustentando chuvas no início da estação. Já no Nordeste, o impacto mais intenso será o aumento das chuvas, sobretudo no litoral entre Salvador e Natal, com risco de eventos fortes. Por outro lado, o Norte terá como principal destaque a redução das chuvas em grande parte da região, indicando um outono mais seco que o normal, com exceção do Amapá.

Anúncio

Entre as mudanças mais intensas no clima ao longo do outono estão o atraso na entrada do ar frio polar, a maior frequência de frentes frias pelo litoral do Sul e Sudeste e a influência crescente do El Niño, que deve se consolidar no fim da estação. Esse conjunto de fatores tende a prolongar o período chuvoso em algumas regiões, dificultar a queda consistente das temperaturas e adiar o aumento do risco de queimadas. Mesmo assim, episódios de frio mais forte, com possibilidade de geadas no Centro-Sul, devem ocorrer entre o fim de maio e junho, marcando a transição mais efetiva para o inverno. Clique aqui e leia a reportagem completa, com mais detalhes, no site da Climatempo.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportações de café solúvel crescem 13,9% em fevereiro

Foto: Freepik As exportações brasileiras de café solúvel somaram 7,409 mil toneladas – ...

Embrapa vai levar conectividade e tecnologias digitais a assentamentos rurais

Foto: Freepik Um projeto vai levar infraestrutura de conectividade e acesso a tecnologias ...

ES se destaca na produção de ovos e mantém relevância no agro brasileiro

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro encerrou 2025 com números recordes em praticamente todas ...

Energia trifásica impulsiona piscicultura em Vila Velha e pode multiplicar produção rural

A busca por mais produtividade no campo ganha um novo aliado em Vila ...

Espírito Santo avança na inspeção animal com nova regulamentação para frigoríficos

O Espírito Santo deu mais um passo na modernização da inspeção de produtos ...