Elas no Agro Capixaba chega aos municípios de Ibatiba e Itarana

O programa Elas no Agro Capixaba está rompendo fronteiras e levando suas edições especiais para diferentes municípios do Espírito Santo. Ainda neste mês de março, Ibatiba e Itarana serão palco do projeto, nos dias 8 e 15, respectivamente. A iniciativa busca reunir mulheres do agro das regiões sul e serrana do estado, promovendo integração, troca de experiências e fortalecimento do setor.
Criado pelo Senar-ES, em parceria com a Faes, o programa agora ganha uma nova configuração: o Elas virou dElas. A expansão para os municípios está sendo conduzida pelos Sindicatos Rurais locais, com o apoio da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro e outros parceiros.
Anúncio
Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, a proposta é ampliar o alcance do programa e incentivar a participação de mais mulheres.
Anúncio
“O Elas no Agro Capixaba surgiu como uma iniciativa do Sistema Faes/Senar-ES. Na segunda edição, decidimos dar um passo além, levando o programa a diferentes municípios para alcançar ainda mais mulheres do agro”, destaca.
A primeira edição do evento aconteceu em 2019, na ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, reunindo mais de 600 mulheres. Já em 2024, o programa retornou com ainda mais força, reunindo cerca de 2 mil participantes no Steffen Centro de Eventos, na Serra.
A descentralização do evento se tornou essencial para garantir que produtoras rurais de todo o estado possam participar, considerando as dificuldades de deslocamento para a capital. Agora, com o apoio dos Sindicatos Rurais, o programa chega até as comunidades, tornando-se mais acessível.
Segundo Munik Muniz, analista do Senar-ES e responsável pelo projeto, a expansão do programa tem como foco principal o fortalecimento da rede de apoio feminina no agro.
“Queremos incentivar o desenvolvimento de projetos locais, fortalecer a autoestima e promover o bem-estar das mulheres do campo, valorizando seu papel essencial na construção dessas comunidades”, explica.
Além das edições já confirmadas em Ibatiba e Itarana, há novos pedidos para a realização do evento em Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha e Conceição da Barra. Os Sindicatos Rurais interessados em levar o programa para suas cidades podem solicitar apoio junto ao Sistema Faes/Senar-ES ou à Comissão Capixaba das Mulheres do Agro.
Próximas edições
Ibatiba – 8 de março
O 1º Encontro Elas no Agro Capixaba em Ibatiba acontecerá no Restaurante Rural Vovó Rosinha, na Comunidade da Cambraia, das 12h30 às 19h. O evento contará com atrações musicais, momentos de interação, café da tarde e duas palestras sobre os temas Caminhos do Campo e Identidade Feminina.
A realização é do Sindicato Rural de Ibatiba, com apoio do Sistema Faes/Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas, Restaurante Rural Vovó Rosinha e Comissão Capixaba de Mulheres do Agro.
Itarana – 15 de março
Em Itarana, o evento será realizado no Cerimonial Dois Amores, na rua Baixo Sossego Rizzi, também das 12h30 às 19h. A programação inclui apresentação cultural, palestra e o projeto Vozes do Agro, um bate-papo entre produtoras rurais convidadas, além da apresentação do Grupo de Mulheres Rurais de Itarana.
A realização é do Sindicato Rural de Itarana, com apoio do Sistema Faes/Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas e Comissão Capixaba de Mulheres do Agro.
Com essa nova fase, o Elas no Agro Capixaba reforça seu compromisso com o protagonismo feminino no agronegócio, garantindo que mais mulheres possam se conectar, aprender e transformar suas realidades no campo.
Fonte: Senar-ES
Anúncio
Anúncio