Embraer anuncia parceria nos EUA para drone de pulverização

A EmbraerX, subsidiária da Embraer para o desenvolvimento de novas tecnologias, fechou parceria na semana passada com a companhia norte-americana Pyka, situada no Vale do Silício, na Califórnia. A parceria é para o desenvolvimento do Pelican, uma aeronave agrícola de asa fixa totalmente elétrica e autônoma.

A colaboração é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização desse avião. O esforço está focado em acelerar a chegada do veículo autônomo na agricultura de precisão. Por enquanto, o projeto está em fase bastante embrionária, com o objetivo também de atrair mais investidores norte americanos.

Anúncio

O Pelican pesa pouco mais de 280 quilos (com as baterias) e tem carga útil de 317 quilos – ou 317 litros. A velocidade de aplicação é de até 148 quilômetros por hora e uma taxa de aplicação de 52 há/hora com uma vazão de 18 litros/há. Porém, ainda esbarra no problema das baterias, com capacidade para 30 minutos de voo (mais 10 minutos de reserva).

Anúncio

No Brasil, a hipótese de operação de um equipamento desse porte em lavouras gera diversas dúvidas sobre o enquadramento legal e as regras sobre o setor possivelmente precisariam de ajustes, mesmo a Portaria 298/21 do Ministério da Agricultura, que entra em vigor nessa sexta-feira (1º) e regula operações de drones sobre lavouras.

Já pelas regras atuais da Agência Nacional de Aviação Agrícola (Anac), o Pelican seria enquadrado em Classe 1 no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) 94/2017 (drones com mais de 150 quilos de peso máximo de decolagem). Em tese, teria que ser homologado para voar no país e ser cadastrado no Registro Aeronáutico Brasileiro, com piloto tendo que ter habilitação e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) junto à Anac.

Por outro lado, a Pyka já tem desde 2018 o projeto Egret, um aparelho com um pouco menos de capacidade do que o Pelican, mas que desde 2019 é certificado para voo em lavouras na Nova Zelândia. Aliás, o projeto Pelican é derivado do Egret, que existe na Pyka desde janeiro do ano passado e foi testado em lavouras de banana na Costa Rica.

Fonte: Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...