Embrapa faz acordo com centro árabe de estudos biossalinos

Foto: Fernanda Birolo/Embrapa

Parceria com o Centro Internacional para Agricultura Biossalina (ICBA), dos Emirados Árabes Unidos, visa desenvolvimento conjunto de tecnologias para o aproveitamento de águas ricas em sais

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmou parceria com o Centro Internacional para Agricultura Biossalina (ICBA), dos Emirados Árabes Unidos, para o desenvolvimento e a disseminação conjunta de tecnologias relacionadas ao aproveitamento de águas ricas em sais.

A cooperação prevê também o intercâmbio de recursos genéticos, produção de forrageiras e o manejo de solo para mitigação de efeitos de salinidade. A Embrapa espera adaptar a tecnologia árabe voltada à melhoria da produtividade e sustentabilidade em áreas marginais e salinas à realidade do bioma Caatinga. Para isso, a liderança do projeto é da Embrapa Semiárido, que já desenvolve estudos na área de Agricultura Biossalina com a participação da Embrapa Meio Ambiente.

A pesquisa brasileira na área faz parte do Programa Água Doce, do governo federal, que instala dessalinizadores em comunidades rurais para produzir água para consumo humano. O programa já beneficiou 1200 comunidades – atualmente existem 743 sistemas em funcionamento.

A pesquisadora da Embrapa Semiárido e presidente do portfólio de Convivência com a Seca no Semiárido, Diana Signor Deon, acredita que a aproximação com a instituição dos Emirados terá ganhos para ambos. “O ICBA tem interesse em espécies forrageiras usadas no Semiárido, como a palma, e [quer] entender melhor o sistema de produção desenvolvido pela Embrapa, para adaptá-lo para as condições dos Emirados Árabes”, disse em nota.

Além da parceria firmada na área de agricultura biossalina, as negociações envolvem obtenção de financiamentos, venda de tecnologia e serviços, cooperação técnica e apoio a empresas brasileiras no exterior.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...