Embrapa lançará campanha do morango Brasil Certificado

A Embrapa completa, neste mês, 48 anos de existência. Ao longo deste tempo, vem colaborando fortemente para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Como parte das festividades de aniversário da Empresa, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) fará o lançamento de uma série de quatro vídeos sobre o morango Brasil Certificado, obtido com a adoção da tecnologia da Produção Integrada. O lançamento acontecerá no dia 29 abril, às 19h, ao vivo, pelo canal da Embrapa no YouTube.

Trata-se de um protocolo de produção que prioriza as boas práticas agrícolas e de manuseio dos produtos, com rastreabilidade e respeito ao ambiente, ao trabalhador rural e aos consumidores. O produtor que adere ao sistema de produção integrada, quando passa pelas auditorias de certificação e demonstra seguir adequadamente todas as normas, recebe autorização para usar o selo “Brasil Certificado”, que tem o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Continua após o anúncio

Com objetivo de mostrar, na prática, todos os cuidados no cultivo e manuseio do morango Brasil Certificado, a série de vídeos usa uma abordagem cinematográfica e documental, dando voz a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no sistema. Com uma narrativa estimulante, imagens marcantes captadas nos locais de produção e depoimentos emocionantes de agricultores e técnicos entrevistados, a série é aberta por um primeiro vídeo focado na alta qualidade e segurança para o consumidor. O morango pode ser consumido diretamente do pé, afirmam os produtores certificados. 

O segundo vídeo apresenta a excelência na produção, toda proveniente de produtores e empresas familiares. “O morango que comercializamos é o mesmo morango que ofereço para meus netos”, afirma Dante Andreazza, da South Berry Andreazza, empresa gaúcha certificada desde 2017. 

O terceiro vídeo apresenta o foco na sustentabilidade e na produção consciente, com uso apropriado do solo e dos recursos hídricos, sempre priorizando os controles biológicos de pragas e doenças. 

O quarto vídeo encerra a série, mostrando toda a ciência envolvida nos programas de produção integrada, que levam os resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação até o produtor rural, permitindo que a tecnologia caminhe desde o campo até a mesa do consumidor.

A pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, que trabalha nesse projeto desde 2006, destaca que os consumidores brasileiros conhecem e consomem produtos orgânicos, mas poucos conhecem esta outra certificação que garante altíssima qualidade e segurança dos produtos. Foi pensando em mostrar mais essa opção de morango saudável que resolvemos lançar esta campanha de divulgação, afirma.

Com duração média de 1 minuto cada, os vídeos são dirigidos ao consumidor final e o lançamento tem o apoio do Mapa, das Prefeituras de Atibaia e Jarinu, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região e das empresas certificadas: Granja Andreazza, South Berry Andreazza e Staw Agricultura, todos participando do evento.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...