Embrapa lançará campanha do morango Brasil Certificado

A Embrapa completa, neste mês, 48 anos de existência. Ao longo deste tempo, vem colaborando fortemente para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Como parte das festividades de aniversário da Empresa, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) fará o lançamento de uma série de quatro vídeos sobre o morango Brasil Certificado, obtido com a adoção da tecnologia da Produção Integrada. O lançamento acontecerá no dia 29 abril, às 19h, ao vivo, pelo canal da Embrapa no YouTube.

Trata-se de um protocolo de produção que prioriza as boas práticas agrícolas e de manuseio dos produtos, com rastreabilidade e respeito ao ambiente, ao trabalhador rural e aos consumidores. O produtor que adere ao sistema de produção integrada, quando passa pelas auditorias de certificação e demonstra seguir adequadamente todas as normas, recebe autorização para usar o selo “Brasil Certificado”, que tem o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com objetivo de mostrar, na prática, todos os cuidados no cultivo e manuseio do morango Brasil Certificado, a série de vídeos usa uma abordagem cinematográfica e documental, dando voz a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no sistema. Com uma narrativa estimulante, imagens marcantes captadas nos locais de produção e depoimentos emocionantes de agricultores e técnicos entrevistados, a série é aberta por um primeiro vídeo focado na alta qualidade e segurança para o consumidor. O morango pode ser consumido diretamente do pé, afirmam os produtores certificados. 

O segundo vídeo apresenta a excelência na produção, toda proveniente de produtores e empresas familiares. “O morango que comercializamos é o mesmo morango que ofereço para meus netos”, afirma Dante Andreazza, da South Berry Andreazza, empresa gaúcha certificada desde 2017. 

O terceiro vídeo apresenta o foco na sustentabilidade e na produção consciente, com uso apropriado do solo e dos recursos hídricos, sempre priorizando os controles biológicos de pragas e doenças. 

O quarto vídeo encerra a série, mostrando toda a ciência envolvida nos programas de produção integrada, que levam os resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação até o produtor rural, permitindo que a tecnologia caminhe desde o campo até a mesa do consumidor.

A pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, que trabalha nesse projeto desde 2006, destaca que os consumidores brasileiros conhecem e consomem produtos orgânicos, mas poucos conhecem esta outra certificação que garante altíssima qualidade e segurança dos produtos. Foi pensando em mostrar mais essa opção de morango saudável que resolvemos lançar esta campanha de divulgação, afirma.

Com duração média de 1 minuto cada, os vídeos são dirigidos ao consumidor final e o lançamento tem o apoio do Mapa, das Prefeituras de Atibaia e Jarinu, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região e das empresas certificadas: Granja Andreazza, South Berry Andreazza e Staw Agricultura, todos participando do evento.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Menor oferta mundial de café impulsiona valores futuros

Os contratos futuros do café arábica tiveram desempenho positivo nesta semana, voltando a ...

Doze municípios do Espírito Santo passam para risco baixo de contaminação da Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (07), o 54º Mapa de Risco ...

Seminário discute déficit de armazenagem para grãos e aponta soluções emergenciais

A constatação da necessidade de aumentar o espaço para armazenar grãos nas principais ...

Conquistas no campo são alcançadas com o auxílio da Contribuição Sindical Rural

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a categoria rural, e, é através dela ...

Ceasa-ES inicia coleta de culturas de produtos do mercado para análise

Ação vem sendo realizada em parceria com o MPES e a Vigilância Sanitária ...