Empresa canadense anuncia vacina contra o Covid-19 a base de plantas

Tecnologia baseada em plantas e agrobactérias é diferente dos sistemas convencionais de produção

A empresa biofarmacêutica canadense Medicago anunciou ter produzido uma vacina candidata a ser viável contra o Coronavírus (Covid-19) usando tecnologia baseada em plantas. Vinte dias após obter a sequência genética do SARS-CoV-2 (o vírus que causa a doença pandêmica do momento), os pesquisadores da Medicago produziram com sucesso uma Partícula Semelhante a Vírus (VLP).

A produção do VLP é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vacina eficiente para COVID-19, e agora passará por testes pré-clínicos de segurança e eficácia. De acordo com a Medicago, a tecnologia baseada em plantas é diferente dos sistemas convencionais de produção baseados em ovos de galinha– que não são apenas mais caros, mas também levam muito mais tempo e apresentam mais falhas.

A biofarmacêutica canadense não trabalha com vírus vivos, mas usa plantas, inserindo uma sequência genética em agrobactérias. Essas bactérias modificadas são absorvidas pelas plantas e transmitem as características desejadas à hospedeira. 

A partir daí a planta atua como um biorreator e começa a produzir a proteína que pode ser usada como vacina. Se o vírus sofrer mutações, como é esperado para o COVID-19, é possível reprogramar a agrobactéria e atualizar a produção usando novas plantas.

“Essa é a diferença entre nós e os métodos baseados em ovos. Vamos diretamente à produção da vacina ou do anticorpo sem ter que propagar o vírus”, explica Bruce Clark, CEO da Medicago. Segundo ele, o uso de agrobactérias geneticamente modificadas em plantas funciona mais rápido que os ovos e também facilita a produção da vacina em escala.

Clark garante que sua empresa pode produzir até 10 milhões de doses por mês, mas o problema ainda é o prazo. De acordo com ele, se os obstáculos regulatórios e ensaios clínicos puderem ser resolvidos, a vacina poderia começar a ficar disponível apenas em novembro de 2021.

Fonte: Agrolink

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...