Entidades querem melhorar comunicação do agronegócio

A Associação Brasileira de Produtos de Leite (Abraleite) em parceria com a Embrapa, promoveu na última quinta-feira (10) debate sobre a comunicação do agronegócio brasileiro. O evento foi online e teve a participação de representantes de diferentes instituições relacionadas ao agronegócio.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, explicou que o debate foi programado para chamar a atenção para a necessidade de uma articulação de comunicação entre as entidades que atuam com o agronegócio brasileiro. “É o primeiro passo no sentido de articular uma atuação conjunta de diferentes setores em torno de uma comunicação mais qualificada com a população brasileira e outros Países”, afirmou.

Anúncio

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, na abertura, disse que a Embrapa está à disposição das entidades do agro para contribuir com a informação e o diálogo sobre a agricultura brasileira e destacou a importância da comunicação na história da Embrapa para falar com todos os segmentos da sociedade: “O agro brasileiro é baseado em ciência, faz um papel profissional e é altamente competitivo em nível internacional, mas o que percebemos é que não estamos fazendo um bom trabalho em comunicação”, disse. Celso Moretti destacou ainda que “o setor agrícola costuma falar bem para o próprio setor, mas precisamos falar com o público urbano e internacional de uma maneira muito clara e consistente.”

Anúncio

A apresentação que foi ponto de partida dos debates foi feita pelo gerente de Comunicação Estratégica na Embrapa, Jorge Duarte. Ele destacou o papel das iniciativas de comunicação com o consumidor urbano para a compreensão do papel e importância do agro. “Há demanda e valiosas oportunidades de comunicação, mas há necessidade de construção de uma estratégia articulada e coesa, de longo prazo, com ações regulares que envolvam ouvir, compreender as dúvidas e interesses dos diferentes públicos para dialogar e melhor informar”, relatou.

Os participantes deram depoimentos e fizeram sugestões. Rafael Corsino, por exemplo, falou sobre experiência recente da comunicação do setor de hortaliças usando mídias sociais, particularmente vídeo. “Fizemos ações inovadoras e tivemos muita aceitação, visibilidade e engajamento. Comunicamos bem com o próprio agro e precisamos falar com o consumidor. Eles estão querendo saber como produzimos, sobre a qualidade do que produzimos, as garantias. Precisamos aproximar as cadeias produtivas do consumidor”, disse.

Para o presidente Celso Moretti, a discussão, que durou 2h30, “é o primeiro passo para investir no futuro com ações concretas e articuladas. A Embrapa está à disposição das associações para contribuir com uma agenda de comunicação da agricultura brasileira sobre a competitividade e da sustentabilidade da agropecuária brasileira, um esforço que a entidade faz desde que surgiu”.

O ex-ministro Alysson Paolinelli, argumentou, ao final, sobre a importância do avanço no debate. Ele destacou que em outros momentos o agro brasileiro perdeu oportunidades de melhor se apresentar para a sociedade. Para ele, “temos que ter uma estratégia de comunicação. Se não tivermos, vamos repetir erros antigos”.

Geraldo Borges, que organizou o evento, disse que, ficou demonstrado o interesse dos participantes no avanço das discussões. “Esta foi uma iniciativa para começar um debate muito relevante. Os próximos encontros deverão tratar de ações mais específicas”.

Fonte: Abraleite

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...