Entidades querem melhorar comunicação do agronegócio

A Associação Brasileira de Produtos de Leite (Abraleite) em parceria com a Embrapa, promoveu na última quinta-feira (10) debate sobre a comunicação do agronegócio brasileiro. O evento foi online e teve a participação de representantes de diferentes instituições relacionadas ao agronegócio.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, explicou que o debate foi programado para chamar a atenção para a necessidade de uma articulação de comunicação entre as entidades que atuam com o agronegócio brasileiro. “É o primeiro passo no sentido de articular uma atuação conjunta de diferentes setores em torno de uma comunicação mais qualificada com a população brasileira e outros Países”, afirmou.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, na abertura, disse que a Embrapa está à disposição das entidades do agro para contribuir com a informação e o diálogo sobre a agricultura brasileira e destacou a importância da comunicação na história da Embrapa para falar com todos os segmentos da sociedade: “O agro brasileiro é baseado em ciência, faz um papel profissional e é altamente competitivo em nível internacional, mas o que percebemos é que não estamos fazendo um bom trabalho em comunicação”, disse. Celso Moretti destacou ainda que “o setor agrícola costuma falar bem para o próprio setor, mas precisamos falar com o público urbano e internacional de uma maneira muito clara e consistente.”

A apresentação que foi ponto de partida dos debates foi feita pelo gerente de Comunicação Estratégica na Embrapa, Jorge Duarte. Ele destacou o papel das iniciativas de comunicação com o consumidor urbano para a compreensão do papel e importância do agro. “Há demanda e valiosas oportunidades de comunicação, mas há necessidade de construção de uma estratégia articulada e coesa, de longo prazo, com ações regulares que envolvam ouvir, compreender as dúvidas e interesses dos diferentes públicos para dialogar e melhor informar”, relatou.

Os participantes deram depoimentos e fizeram sugestões. Rafael Corsino, por exemplo, falou sobre experiência recente da comunicação do setor de hortaliças usando mídias sociais, particularmente vídeo. “Fizemos ações inovadoras e tivemos muita aceitação, visibilidade e engajamento. Comunicamos bem com o próprio agro e precisamos falar com o consumidor. Eles estão querendo saber como produzimos, sobre a qualidade do que produzimos, as garantias. Precisamos aproximar as cadeias produtivas do consumidor”, disse.

Para o presidente Celso Moretti, a discussão, que durou 2h30, “é o primeiro passo para investir no futuro com ações concretas e articuladas. A Embrapa está à disposição das associações para contribuir com uma agenda de comunicação da agricultura brasileira sobre a competitividade e da sustentabilidade da agropecuária brasileira, um esforço que a entidade faz desde que surgiu”.

O ex-ministro Alysson Paolinelli, argumentou, ao final, sobre a importância do avanço no debate. Ele destacou que em outros momentos o agro brasileiro perdeu oportunidades de melhor se apresentar para a sociedade. Para ele, “temos que ter uma estratégia de comunicação. Se não tivermos, vamos repetir erros antigos”.

Geraldo Borges, que organizou o evento, disse que, ficou demonstrado o interesse dos participantes no avanço das discussões. “Esta foi uma iniciativa para começar um debate muito relevante. Os próximos encontros deverão tratar de ações mais específicas”.

Fonte: Abraleite

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...