Equipamento do Idaf aumentará em 30% a quantidade de exames de coronavírus

Julio Huber

O combate ao coronavírus (Covid-19) ganhou um reforço a partir de hoje no Espírito santo. Um equipamento fornecido ao Laboratório Central (Lacen-ES) pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vai reforçar a realização de exames para a detecção da doença.

De acordo com informações do Idaf, o equipamento foi disponibilizado para a Secretaria de Saúde (Sesa).  O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que o equipamento, que permite análises por biologia molecular, foi adquirido recentemente para a composição de um laboratório que será utilizado nos trabalhos de defesa sanitária animal e vegetal.

“Como é o mesmo aparelho utilizado para o diagnóstico do coronavírus, disponibilizamos nosso equipamento e toda a nossa força de trabalho especializada para contribuir com o Lacen. O Instituto está à disposição e tem atuado no que lhe compete de forma a contribuir para a redução dos impactos dessa crise que o mundo enfrenta”, disse Louzada.

De acordo com o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, com o apoio do Idaf na força-tarefa será possível aumentar em torno de 30% a quantidade de análises realizadas atualmente.

O RT-qPCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real) é a resposta final e precisa sobre a presença do vírus na amostra analisada. Foi por meio dele que se confirmou o primeiro caso da Covid-19 no Brasil. O método pode ser aplicado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico, como detecção de outros vírus.

Estado tem 40 casos de coronavírus confirmados

No Espírito Santo, até a noite desta terça-feira (24), haviam sido confirmados 40 casos de coronavírus (Covid-19). Desse total, 12 já foram curados. Outras 25 pessoas que contraíram a doença estão em isolamento residencial e duas estão internadas. No Brasil, já morreram 48 pessoas, sendo 40 em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas e uma no Rio Grande do Sul.

Ao todo, no Espírito Santo foram notificados 1.267 casos, sendo 945 considerados suspeitos, 283 descartados e 40 confirmados. Vila Velha possui 17 confirmações, Vitória tem 15 pessoas com a doença, um morador da Serra também foi infectado, um de Santa Teresa, um de Cachoeiro de Itapemirim, um de Cariacica e três de Linhares.

Informações: Idaf

Últimas notícias

Controle de plantas aquáticas será feito com tecnologia de última geração pela Itaipu

Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional A Itaipu Binacional vai modernizar o monitoramento do reservatório ...

Apreendidos 19 pássaros da fauna silvestre brasileira em Itapemirim

Foto: PMA Uma equipe de policiais da 4ª Companhia de Batalhão de Polícia ...

Apreendida carne ilegal que estava sendo vendida em Santa Maria de Jetibá

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PPMA), em ação conjunta com a equipe ...

Conheça uma produção de café sustentável e tecnológica

A produção de café conilon do cafeicultor Gerson Camiletti, em Sooretama, foi aperfeiçoada ...

Agro brasileiro mostra-se inovador, tecnológico, produtivo e sustentável em Congresso de Marketing do Agro ABMRA

“Essa edição do Congresso ABMRA reuniu diversos elos da cadeia e conseguiu trazer ...