Equipamento do Idaf aumentará em 30% a quantidade de exames de coronavírus

Julio Huber

O combate ao coronavírus (Covid-19) ganhou um reforço a partir de hoje no Espírito santo. Um equipamento fornecido ao Laboratório Central (Lacen-ES) pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vai reforçar a realização de exames para a detecção da doença.

De acordo com informações do Idaf, o equipamento foi disponibilizado para a Secretaria de Saúde (Sesa).  O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que o equipamento, que permite análises por biologia molecular, foi adquirido recentemente para a composição de um laboratório que será utilizado nos trabalhos de defesa sanitária animal e vegetal.

“Como é o mesmo aparelho utilizado para o diagnóstico do coronavírus, disponibilizamos nosso equipamento e toda a nossa força de trabalho especializada para contribuir com o Lacen. O Instituto está à disposição e tem atuado no que lhe compete de forma a contribuir para a redução dos impactos dessa crise que o mundo enfrenta”, disse Louzada.

De acordo com o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, com o apoio do Idaf na força-tarefa será possível aumentar em torno de 30% a quantidade de análises realizadas atualmente.

O RT-qPCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real) é a resposta final e precisa sobre a presença do vírus na amostra analisada. Foi por meio dele que se confirmou o primeiro caso da Covid-19 no Brasil. O método pode ser aplicado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico, como detecção de outros vírus.

Estado tem 40 casos de coronavírus confirmados

No Espírito Santo, até a noite desta terça-feira (24), haviam sido confirmados 40 casos de coronavírus (Covid-19). Desse total, 12 já foram curados. Outras 25 pessoas que contraíram a doença estão em isolamento residencial e duas estão internadas. No Brasil, já morreram 48 pessoas, sendo 40 em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas e uma no Rio Grande do Sul.

Ao todo, no Espírito Santo foram notificados 1.267 casos, sendo 945 considerados suspeitos, 283 descartados e 40 confirmados. Vila Velha possui 17 confirmações, Vitória tem 15 pessoas com a doença, um morador da Serra também foi infectado, um de Santa Teresa, um de Cachoeiro de Itapemirim, um de Cariacica e três de Linhares.

Informações: Idaf

Últimas notícias

Idaf tem trabalho aprovado em Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

O encontro é organizado pela Ufes em parceria com o Iema O Instituto ...

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...

Brasil registra 31 defensivos agrícolas genéricos, com quatro produtos biológicos

Com a publicação, 2020 soma 60 produtos de baixo impacto registrados. Esse é ...

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...