ES e Banco Mundial iniciam ações do Programa Águas e Paisagem II

Servidores públicos capixabas participaram de um workshop promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em parceria com o Banco Mundial, com foco na capacitação técnica e no alinhamento das ações do Programa Águas e Paisagem II. O evento aconteceu entre os dias 31 de março e 4 de abril, em Vitória, e marcou o início da missão oficial do Banco no Estado.

Durante os cinco dias de atividades, consultores e especialistas do Banco Mundial apresentaram diretrizes e normas socioambientais que serão aplicadas ao longo do programa. Também foram discutidas estratégias de atuação, com troca de experiências entre os participantes, a fim de garantir o sucesso das iniciativas voltadas à preservação dos recursos hídricos e ao desenvolvimento social nas regiões atendidas.

Anúncio

A capacitação reuniu representantes dos principais órgãos estaduais envolvidos no programa: a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e a própria Seama, responsável pela gestão do projeto.

Lançado oficialmente em novembro de 2023, o Águas e Paisagem II é uma continuidade das ações em segurança hídrica iniciadas pelo governo estadual em parceria com o Banco Mundial. Com investimentos de R$ 582 milhões até 2029, o programa visa fortalecer a gestão dos recursos hídricos e aumentar a resiliência do Espírito Santo frente a eventos climáticos extremos, como enchentes e secas.

Anúncio

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, a iniciativa representa um marco para a sustentabilidade capixaba, promovendo soluções modernas, integradas e participativas. Já o coordenador da Unidade Gestora do Programa, Germano Felippe Wernesbach, destacou a importância da capacitação para garantir agilidade nas contratações e no apoio às Unidades Implantadoras.

O Programa Capixaba de Segurança Hídrica está estruturado em cinco componentes, que incluem ações de capacitação, fortalecimento institucional, pagamento por serviços ambientais, infraestrutura para prevenção de desastres e uma reserva de recursos para emergências. A expectativa é de que novas missões do Banco Mundial aconteçam a cada seis meses, acompanhando de perto o avanço dos projetos em todo o estado.

Fonte: Seama

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...