Espírito Santo amplia o diferimento do ICMS para importações de farelo de soja

Resultado de mais uma demanda da Associação de Avicultores do Espírito Santo e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, na última sexta-feira (28), o decreto que autoriza o diferimento do ICMS nas importações do exterior de milho em grão e de farelo de soja para produtores capixabas. 

As alterações propostas pelo decreto abrangem as importações de milho em grão e farelo de soja que forem destinados exclusivamente à alimentação animal, inclusive como insumos para produção de ração. 

De acordo com o diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand, essa medida teve sua necessidade verificada após a assinatura do decreto de diferimento na cobrança do ICMS nas importações de milho, realizada no dia 03 de julho, por meio de uma videoconferência. 

“Nós verificamos a necessidade de incluir o farelo de soja nessa demanda, muito por conta da situação de mercado que está se apresentando com altos preços e também com a possibilidade de escassez do produto no final do ano.  Nós fizemos esse pedido através da AVES a da ASES, e tivemos um grande apoio do deputado estadual, Adilson Espindula”, destacou Nélio. 

Com a autorização, os dois decretos possibilitarão que a avicultura e a suinocultura do Espírito Santo tenham mais alternativas em relação a aquisição de milho e de farelo de soja, não só do mercado interno, mas tendo liberdade para importar esses dois insumos de fora do país. 

“Importante esse entendimento que tem o governador e sua equipe, quanto a assegurar que setores importantes como os nossos possam ter alternativas de abastecimento e garantia de que possam produzir de forma competitiva”, ressalta diretor executivo das duas entidades

Ele também salienta que ambos os setores estão atentos às movimentações do mercado. “Os setores locais vêm acompanhando o mercado, se preparando e, no momento oportuno, buscarão alternativas de produtos internacionais, especialmente diante dos altos preços que estão sendo praticados e com o cenário de escassez que vem se configurando, especialmente com o farelo de soja”, encerrou.

Fonte: AVES/ASES

Últimas notícias

Idaf reconhece equivalência do Serviço de Inspeção de Marechal Floriano para adesão ao Susaf/ES

Foto: Cícero Modolo O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo ...

Patrulha Rural das montanhas é destaque em evento nacional de segurança pública

Foto: Franthescoly Degen Deolindo Julio Huber A experiência da Patrulha Rural realizada pela ...

Curso on-line e gratuito ensina a criar galinhas caipiras. Clique e aprenda!

Já está disponível na plataforma e-Campo: vitrine de capacitações on-line da Embrapa, o ...

Escola implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, no norte capixaba, ...

Concurso vai escolher os mais belos camelos árabes

Foto: Karim Sahib /AFP O concurso de beleza de camelos terá premiações de ...