Espírito Santo amplia o diferimento do ICMS para importações de farelo de soja

Resultado de mais uma demanda da Associação de Avicultores do Espírito Santo e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, na última sexta-feira (28), o decreto que autoriza o diferimento do ICMS nas importações do exterior de milho em grão e de farelo de soja para produtores capixabas. 

As alterações propostas pelo decreto abrangem as importações de milho em grão e farelo de soja que forem destinados exclusivamente à alimentação animal, inclusive como insumos para produção de ração. 

Anúncio

De acordo com o diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand, essa medida teve sua necessidade verificada após a assinatura do decreto de diferimento na cobrança do ICMS nas importações de milho, realizada no dia 03 de julho, por meio de uma videoconferência. 

“Nós verificamos a necessidade de incluir o farelo de soja nessa demanda, muito por conta da situação de mercado que está se apresentando com altos preços e também com a possibilidade de escassez do produto no final do ano.  Nós fizemos esse pedido através da AVES a da ASES, e tivemos um grande apoio do deputado estadual, Adilson Espindula”, destacou Nélio. 

Anúncio

Com a autorização, os dois decretos possibilitarão que a avicultura e a suinocultura do Espírito Santo tenham mais alternativas em relação a aquisição de milho e de farelo de soja, não só do mercado interno, mas tendo liberdade para importar esses dois insumos de fora do país. 

“Importante esse entendimento que tem o governador e sua equipe, quanto a assegurar que setores importantes como os nossos possam ter alternativas de abastecimento e garantia de que possam produzir de forma competitiva”, ressalta diretor executivo das duas entidades

Ele também salienta que ambos os setores estão atentos às movimentações do mercado. “Os setores locais vêm acompanhando o mercado, se preparando e, no momento oportuno, buscarão alternativas de produtos internacionais, especialmente diante dos altos preços que estão sendo praticados e com o cenário de escassez que vem se configurando, especialmente com o farelo de soja”, encerrou.

Fonte: AVES/ASES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agro lidera geração de empregos e impulsiona criação de mais de 3,6 mil vagas no Espírito Santo

Foto: Freepik O mercado de trabalho capixaba abriu 3.611 postos formais de trabalho ...

Controle de doença nos laranjais sustenta posição do Brasil no mercado global

Foto: Freepik A força da citricultura brasileira no mercado internacional passa, cada vez ...

Credibilidade sanitária impulsiona agronegócio brasileiro em cenário de novas barreiras comerciais

Foto: Mapa A decisão dos Estados Unidos de deixar de fora produtos como ...

Safra recorde no Brasil pressiona cotações, mas oferta global limitada sustenta mercado do café

Foto: Freepik A expectativa de uma safra recorde de café no Brasil em ...

Tecnologia na irrigação reduz desperdício de água e muda lógica da produção no campo

Foto: Divulgação/Netafim No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ...