Espírito Santo estuda implantação de unidades de pesquisa sobre café arborizado

O Espírito Santo deve implantar, ainda este ano, quatro Unidades de Pesquisa Participativa (UPP) nas regiões Sul e Caparaó para avaliar o desempenho de cafeeiros arábica e conilon em cultivos arborizados.

O projeto será desenvolvido em propriedades de agricultores nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Iúna e Ibitirama. Com uso das metodologias de pesquisa participativa, será analisada a viabilidade socioeconômica do sistema pela percepção dos agricultores, com o objetivo de construir consórcios adequados e promover a difusão simultânea de resultados. Também serão avaliados na pesquisa fatores como atividades de trabalho, necessidade de mão de obra, reorganização do trabalho da família e percepção de vantagens na adoção do sistema.
 
A técnica de cafés arborizados consiste na junção do cafeeiro à árvore, o que traz diversos benefícios como melhoria das condições do solo, maior longevidade da cultura, entre outros. A redução da necessidade de capinas e o amadurecimento mais lento do fruto são outras vantagens que resultam na produção de grãos maiores e mais uniformes.
 
O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Além da implantação das UPPs, o projeto propõe outras quatro soluções para inovação: Gestão do Projeto; Sistema Agroflorestal (SAF) Pacotuba, Café Arábica e Juçara e Seleção de Genótipos.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...

Aberta consulta pública para melhorias dos requisitos de identidade e qualidade do presunto

As alterações propostas são aplicáveis ao presunto produzido em estabelecimento com SIF, buscam ...

Conab divulga leilões para iniciar a compra de milho para abastecimento do Milho Balcão

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou os primeiros editais referentes à compra ...

Evento reunirá cultura, arte e sabores capixabas em Cariacica

Valorizar as produções capixabas, em especial, as que são originalmente cariaciquenses. Esse é ...