Espírito Santo estuda implantação de unidades de pesquisa sobre café arborizado

O Espírito Santo deve implantar, ainda este ano, quatro Unidades de Pesquisa Participativa (UPP) nas regiões Sul e Caparaó para avaliar o desempenho de cafeeiros arábica e conilon em cultivos arborizados.

O projeto será desenvolvido em propriedades de agricultores nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Iúna e Ibitirama. Com uso das metodologias de pesquisa participativa, será analisada a viabilidade socioeconômica do sistema pela percepção dos agricultores, com o objetivo de construir consórcios adequados e promover a difusão simultânea de resultados. Também serão avaliados na pesquisa fatores como atividades de trabalho, necessidade de mão de obra, reorganização do trabalho da família e percepção de vantagens na adoção do sistema.
 
A técnica de cafés arborizados consiste na junção do cafeeiro à árvore, o que traz diversos benefícios como melhoria das condições do solo, maior longevidade da cultura, entre outros. A redução da necessidade de capinas e o amadurecimento mais lento do fruto são outras vantagens que resultam na produção de grãos maiores e mais uniformes.
 
O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Além da implantação das UPPs, o projeto propõe outras quatro soluções para inovação: Gestão do Projeto; Sistema Agroflorestal (SAF) Pacotuba, Café Arábica e Juçara e Seleção de Genótipos.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe ...

Agricultura familiar recebe investimentos no Espírito Santo

Para comemorar a Semana da Agricultura Familiar, o Governo do Estado anunciou um ...

Maçã e gergelim brasileiros avançam no mercado indiano

As importações globais indianas tem crescido, havendo espaço para o Brasil aumentar ainda ...

Oficina de certificação e comercialização de produtos orgânicos é realizada em Linhares

A certificação e comercialização de produtos orgânicos foi tema de uma oficina realizada pelo ...

Gavião-pombo reabilitado volta à natureza

Um gavião-pombo-pequeno (Buteogallus lacernulatus), espécie ameaçada de extinção, teve uma nova chance na ...