Espírito Santo já conta com 25 marcas de chocolate

Com o apoio do Incaper, parceiros e o empreendedorismo dos produtores, a cacauicultura capixaba está cada vez mais forte.

O Espírito Santo já conta com 25 fábricas de chocolate. O levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) teve acesso foi elaborado pelo cacauicultor de Linhares Emir de Macedo Gomes Filho.

O Estado é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil. A produção capixaba vem crescendo não apenas em quantidade, mas principalmente, em qualidade. E o incentivo à produção de amêndoas de qualidade e a abertura de novas fábricas contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Estado.

“O aprimoramento das amêndoas agrega valor aos produtos que utilizam o cacau como matéria-prima e, consequentemente, melhora a rentabilidade do produtor. Somente com uma amêndoa de qualidade é que se consegue um chocolate de qualidade. A busca pela valorização do produto, pela agregação de valor, é responsável pelo aumento no número de fábricas de chocolate no Estado. O agricultor não quer só vender amêndoa, ele quer chegar ao produto final”, disse Lucas Calazans, extensionista do Incaper e referência capixaba na área de cacauicultura.

O empreendedorismo dos cacauicultores do Espírito Santo é outro fator preponderante para o aumento do número de fábricas de chocolates no Estado. Segundo Calazans, as fábricas são, em sua maioria, de agricultores que produzem cacau e fazem seu próprio chocolate. “As pessoas estão procurando fazer seu próprio chocolate, seja por curiosidade, por paixão, ou pela agregação de valor. Um quilo de amêndoa é vendido por cerca de R$ 10,00. Já um quilo de chocolate de qualidade sai por cerca de R$ 100,00”, acrescentou o extensionista do Incaper.

Porém, apesar de promissor, o mercado oferece diversos desafios. “Existe um gargalo enorme, que é o produtor chegar ao ponto de fazer o chocolate. Não se descobre do dia pra noite: precisa de muito tempo, investimento, curso, dedicação, tentativas e erros até agradar o paladar. Quem faz chocolate hoje passou por uma jornada grande. Outro desafio é vender esse chocolate. Quantas barras de chocolate, quantos quilos, o brasileiro come por ano? Mesmo quem gosta muito de chocolate, não consome tanto assim. Um chocolate mais caro normalmente tem maior teor de cacau, é mais puro, e nem todo mundo compra”, pontuou Calazans.

Veja quais são as 24 novas marcas de chocolate capixabas:

  • 1 – Cacau em Cor/Emir Filho/Linhares
  • 2 – Espírito Cacau/Paulo Gonçalves/Serra
  • 3 – Chocolates Espírito Santo/José Manoel/Iconha
  • 4 – Cascatinha/Colatina
  • 5 – Pepê/ Santa Teresa
  • 6 – Chocolates Anchieta/Edson
  • 7 – Perobas Cacau/Soeiro/Linhares
  • 8 – Barcaça/Fernando Buffon/Linhares
  • 9 – Floresta Cacau/Luiz Soresini/Aracruz
  • 10 – Rumas/Licione/Linhares
  • 11 -M anah/Guilherme Resende/Linhares
  • 12 – d’ Cacau/Érica Rangel
  • 13 – Ateliê dos Chocolates/Renato/Pedra Azul
  • 14 – Piul Chocolates/Venda Nova
  • 15 – Cacalmenara/Colatina
  • 16 – Ibiraçu Cacau/Lucia/José Nelson
  • 17 – Reinholz Chocolates/Fabiana/Colatina
  • 18 – Faccínio Chocolates/São Gabriel Palha
  • 19 – Santo Cacau/Vitória
  • 20 – Chocolate Ana Bandeira
  • 21 – Familia Ximenes
  • 22- Lamberti
  • 23 – Rio Doce/Popermayer/Linhares
  • 24 – Cacau Chauã/Miguel Português
  • 25 – Capitão-Redighieri / Renise e Marcos Birchler Redighieri / Santa Teresa

Fonte: incaper.es.gov.br

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