Espírito Santo lidera crescimento de cervejas registradas no Brasil

O Brasil ultrapassou a marca de 43 mil cervejas registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), conforme revela o Anuário da Cerveja 2025, com dados referentes ao ano de 2024. Ao todo, o país conta com 43.176 cervejas e 55.015 marcas, além de 1.949 cervejarias registradas, com 102 novos estabelecimentos abertos em apenas um ano.

O Espírito Santo foi o estado que mais cresceu em registros de cervejas no período, saltando de 1.221 para 1.434 – um aumento de 213 novos rótulos. A performance capixaba se destacou nacionalmente, refletindo o fortalecimento do setor cervejeiro local, que vem investindo em qualidade, inovação e diversidade de estilos.

Anúncio

Entre os estados com maior número absoluto de cervejas registradas, São Paulo lidera com 12.803 registros, além de ter a maior média por estabelecimento: 30 produtos. A média nacional ficou em 22,2 registros por cervejaria.

O número total de cervejarias brasileiras também cresceu: foram 1.949 em 2024, com destaque para Santa Catarina, que teve o maior aumento no número de estabelecimentos (25 novas cervejarias). O Sudeste concentra quase metade de todas as cervejarias do país, com 889 unidades, sendo o Espírito Santo parte importante desse crescimento regional.

Anúncio

Atualmente, 790 municípios brasileiros possuem ao menos uma cervejaria registrada, com uma média nacional de uma cervejaria para cada 109 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, o índice é ainda mais positivo: um estabelecimento a cada 32 mil pessoas.

Cervejas sem álcool e exportações em alta

As cervejas sem álcool tiveram um salto de produção de 536,9% em 2024 e já representam 4,9% da produção nacional, acompanhando tendências de consumo mais consciente. O segmento inclui também cervejas de baixo teor alcoólico (até 2%) e convencionais, com teor alcoólico variando até 5,4%.

No mercado externo, o Brasil também se destaca. Exportou 332,5 milhões de litros de cerveja em 2024, com crescimento de 43,4% no volume e 31,1% no faturamento, que chegou a US$ 204 milhões. O principal destino foi o Paraguai, seguido por outros países da América do Sul, que juntos concentram 97,7% das exportações brasileiras.

Produção nacional e preferências de estilo

O volume total de cerveja declarado ao Mapa foi de 15,34 bilhões de litros em 2024. Desses, 24,7% são puro malte, produzidos sem adjuntos. Os três estilos mais populares no país dominam a produção:

  • Lager Leve Clara – 8,95 bilhões de litros (58,3%)
  • Pilsener – 4,97 bilhões de litros (32,4%)
  • Outras Lagers – 1,29 bilhão de litros (8,5%)

Outros estilos, como Malzbier e IPA, também marcaram presença, com 46,7 milhões e 29,9 milhões de litros, respectivamente.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...

Mostra de Conilon Fine Cup aproxima produtores e compradores em busca de cafés de qualidade

Foto: Freepik A 1ª Mostra de Negócios de Conilon Fine Cup em Volume ...

Festa do Morango com 30 mil fatias de torta e novas delícias em Pedra Azul

Foto: Julio Huber Texto: Julio Huber Neste fim de semana, o frio de ...