Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino é criado pelo governo federal

O grupo feminino Póde Mulheres, da Cooperativa Cafesul, que fica em Muqui, Sul do Espírito Santo, é um exemplo do empreendedorismo feminino

O governo federal publicou, nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que cria a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. O objetivo é contribuir com a promoção do empreendedorismo feminino no Brasil como instrumento de inclusão social e econômica. A medida estabelece as bases para a “Estratégia Elas Empreendem” e cria o “Comitê de Empreendedorismo Feminino”.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, comemorou a medida como um marco para o empreendedorismo no país.  Segundo ele, as ações previstas no decreto reafirmam o compromisso do governo com a promoção do empreendedorismo feminino, apoiando mais de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras, que representam 34% do setor no Brasil. “A iniciativa representa um avanço na criação de um ambiente mais inclusivo e favorável às MPEs, com mais liberdade empresarial, simplificação normativa e administrativa, implementação de programas de fomento, entre outros benefícios”, avaliou o ministro.

Anúncio

A especialista em empreendedorismo feminino do Sebrae, Renata Malheiros, destacou a importância de unir diferentes órgãos, tanto do governo, quanto da sociedade civil e da iniciativa privada, com um mesmo objetivo. Ela acredita que a interdisciplinaridade proposta nessa ação vai ao encontro da realidade, onde a mulher empreendedora está presente em todos os segmentos da economia, desde a agricultura até a indústria.

Anúncio

“As mulheres empreendedoras, infelizmente, ainda enfrentam desafios enraizados na nossa cultura, como a sobrecarga de trabalhos domésticos, que não deixam tempo para que elas possam se dedicar às suas empresas como elas precisam. Então, é muito importante que o Comitê e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino trabalhem essas questões”, comentou.

“Eu acredito que a gente vai conseguir fazer um trabalho articulado, porque realmente é preciso uma rede para poder superar essas barreiras culturais que as mulheres empreendedoras ainda enfrentam e fazer o trabalho da maneira mais coordenada possível”, argumentou especialista do Sebrae.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

Fotos: Divulgação Secretário de Turismo de Canela (RS), Gilmar Ferreira e a esposa ...

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Erik Araujo/@prooffroad_adventure A contagem regressiva começou para o Polenta Off Road 2024, ...

Porto no Norte do país é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

Foto: Divulgação DCIM\100MEDIA\DJI_0180.JPG O porto de Santos não é a principal escolha dos ...

Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Fotos: Renan Donato/Findes Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona, mais conhecido como Paulo Baraona, ...

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Foto: Divulgação O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos ...