Estudantes de Alegre participam de projeto sobre a colonização da Vila do Café

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada no município de Alegre, trabalhou com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, atividades com o tema “História e memória da Vila do Café”.

Entre os objetivos da ação estavam: Analisar a relação entre história e memória na construção da história local; Descrever o processo de colonização da Vila do Café; Pesquisar sobre o desenvolvimento político e econômico em épocas distintas; e Desenvolver o espírito crítico e reflexivo dos alunos.

Anúncio

Os estudantes conheceram a história da colonização e fundação da cidade de Alegre, com base em fontes históricas, visuais, orais e escritas. Eles confeccionaram jornais de forma colaborativa, com o auxílio do aplicativo Canva, uma ferramenta que aproxima os jovens estudantes da realidade informacional e tecnológica.

Anúncio

Os alunos também pesquisaram com moradores e alunos da comunidade, procurando investigar se eles sabiam por que a Vila do Café recebia esse nome e constaram que 90% dos entrevistados não conheciam a história, ou conheciam de forma parcial. “Dessa forma, começamos a estudar a história da Vila do Café, a fim de valorizar a cultura, despertar o sentimento de identidade e pertencimento, investigando a colonização, origem, aspectos naturais, a educação, os primeiros moradores da vila e a construção da primeira rodovia, que liga a cidade de Alegre até a Vila do Café”, explicou o professor de História, Ronilson Oliveira Paulino.

Durante o projeto, os alunos produziram um material resumido em forma de um mini e-book sobre a história e memória da comunidade. Foi realizada ainda uma sala temática, onde os estudantes expuseram os trabalhos desenvolvidos

“O momento foi enriquecedor, pois permitiu que conhecêssemos sobre a nossa comunidade. Apesar de morar muito tempo aqui, sempre soube da história de forma distorcida. Espero contribuir com a minha comunidade, na valorização da sua história, que é rica e bonita. Cabe a nós, jovens, termos esse compromisso”, disse o aluno Walace Ferreira Barbosa.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...