Evento on-line e gratuito sobre amendoim na rotação com cana

Os benefícios do amendoim na renovação da cana-de-açúcar. Este é o tema da conferência on-line que acontece no dia 31 deste mês, às 17h, com transmissão pelo Teams. Trata-se de uma promoção da Coplana, que realiza durante todo este mês a edição virtual de sua Feira de Negócios.

Para a videoconferência, a cooperativa convidou vários especialistas reconhecidos. Participam o Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol (Unesp de Botucatu) e o Prof. Dr. Pedro Luiz da Costa Aguiar Alves (Unesp Jaboticabal); José Francisco Garcia, diretor da Global Cana; Igor Vanzela Pizzo, gerente Corporativo da Biosev; Vitor Montenegro Wanderley Júnior, sócio administrador da MGV; com mediação do gerente de originação da Coplana, Valdeci Malta da Silva.

Anúncio

IMPORTÂNCIA – A produção de cana-de-açúcar é, sem dívida, uma das principais atividades do agronegócio brasileiro. E, São Paulo, com cerca de cinco milhões de hectares plantados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o principal produtor. A cana é uma cultura de ciclo longo e pode ter de três a seis safras em um período de seis anos. Na época da renovação do canavial, acontece a rotação ou sucessão de culturas. 

Anúncio

Os principais benefícios deste procedimento agronômico são a melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; economia na reforma do canavial; alta absorção de água no período de fortes chuvas, evitando a erosão; combate indireto às pragas; produção de alimentos e geração de empregos; aumento da produtividade da próxima safra de cana. 

O amendoim tem um casamento perfeito com a cana-de-açúcar e sua baixa exigência de fertilidade do solo é uma vantagem a mais. Possui um sistema radicular bem desenvolvido e boa adaptação a solos arenosos. A rotação mudou o perfil do agronegócio no interior de São Paulo, transformando pequenos produtores de cana em grandes produtores de amendoim, com resultados econômicos significativos. 

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a cultura do amendoim, que se destaca nas regiões da Alta Paulista e Alta Mogiana, tem experimentado uma relevante expansão, que coloca o estado de São Paulo como responsável por mais de 90% da produção nacional. No período de 2007 a 2019, a produção paulista cresceu em média 12% ao ano, com poucos momentos de retração (safras de 2010 e 2014). Os ganhos na produtividade média também contribuíram de forma considerável para os resultados: em 2007 a média era de 2,4 toneladas por hectare (t/ha). No último ano, o volume passou para 2,96 t/ha, com estimativa para este ano de 3,28 t/ha, números que refletem os investimentos em variedades e processos.

A cultura do amendoim em números na região:

  • Faturamento Líquido Coplana (30/4/19): R$ 275 milhões (somente amendoim)
  • Produção da Coplana na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) –  74.528 tons
  • Produção São Paulo na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 539.100 tons (fonte Conab)
  • Produção Brasil na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 564.900 tons (fonte Conab)
  • Exportações Coplana em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 29.733 tons
  • Exportações Brasil em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 198.028 tons (fonte MDIC)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...