Evento on-line sobre as Mudanças Climáticas e o bioma Caatinga está com inscrições gratuitas abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o VI Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro, III Simpósio do Bioma Caatinga e VII Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga. Nesta edição, os três eventos serão realizados de forma conjunta e totalmente on-line, nos dias 28 a 30 de Setembro de 2021.  A organização é da Embrapa e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido, da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Também está aberta a chamada para submissão de resumos, que segue até a próxima quinta-feira, dia 5 de Agosto. Os trabalhos científicos poderão ser selecionados para a publicação em um dos periódicos parceiros do evento. Os resumos aprovados terão os pôsteres expostos na plataforma digital do evento.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir as inovações e os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável no Semiárido frente às alterações climáticas. Será uma continuação dos debates e discussões técnicas e científicas iniciadas nas edições anteriores, contribuindo para consolidar as redes de Pesquisa & Desenvolvimento voltadas para as temáticas.

Podem participar pesquisadores, profissionais das diversas áreas relacionadas aos temas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais e todos os demais interessados. A realização se dará por meio de uma plataforma digital, por videoconferência e telepresença. 

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Francislene Angelotti, “o formato foi definido em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas traz a grande vantagem de possibilitar o acesso a um maior número de participantes e de diversas localidades do país, enriquecendo ainda mais as discussões”. 

A programação conta com duas palestras em cada uma das três manhãs, além das sessões de apresentação de trabalhos. No período da tarde, são realizados três workshops simultâneos em cada dia, que os participantes poderão optar conforme a área de interesse.  

A abertura do evento conta com palestras sobre segurança hídrica, alimentar e energética, com a experiência do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga, e sobre o Sistema SmartCampo como ferramenta de inovação no monitoramento do risco climático, proferidas, respectivamente, pelos professores Rômulo Menezes, da UFRPE, e Clyde Fraisse, da Universidade da Flórida (EUA).

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis em: www.smud-sibic-wsmc.com.br, onde também são realizadas as inscrições e a submissão de trabalhos.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cavalgada convida população para 54ª Expoagro em Cuiabá (MT)

Foto: Marcelo Camargo – Agronews Uma cavalga reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas, na ...

Brasil cria 277 mil novas vagas em maio, batendo recorde 

A economia brasileira gerou, em maio de 2022, 277.018 novas vagas de empregos ...

ABRALEITE promove o 1º Fórum Nacional do Leite

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) realizará o 1º Fórum Nacional ...

São Paulo Coffee Festival já tem data confirmada para 2023

Foto: Sergio Parreiras Pereira Entre os dias 24 e 26 de junho de ...

Pecuária leiteira de precisão é tema principal do Anuário Leite 2022

Publicação acaba de ser lançada e está disponível para download no site da ...