Evento sobre mudanças climáticas em Vitória debate os impactos no agronegócio

Entre os dias 26 e 28 deste mês, todas as atenções dos setores produtivos, incluindo o agronegócio, autoridades políticas dos cenários nacional e local, além de entidades não governamentais e a população em geral estarão voltadas para o evento Sustentabilidade Capixaba, que terá entrada gratuita na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O fórum vai debater meio ambiente, mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos.

A urgência do debate sobre o tema, que une iniciativa privada e o poder público, vem do alerta pessimista do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. A temperatura média global pode subir de 1,5ºC a 2ºC neste século, caso não haja uma forte redução das emissões de gases de efeito estufa.

Continua após o anúncio

Setores como o agronegócio, que corresponde a 30% do PIB do Espírito Santo, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas, estão na lista dos mais impactados, já que o clima é responsável por 30% do desempenho da produção de alimentos. O agravamento da seca, combinado com ciclos de chuvas intensas e fora de hora, dificultam o planejamento do segmento, pois os agricultores e pecuaristas organizam suas produções a partir da sazonalidade climática.

De acordo com levantamento da Confederação nacional dos Municípios (CNM), o Brasil perdeu R$ 287 milhões da sua produção agrícola e pecuária entre 2013 e 2022. Em dez anos, o maior prejuízo anual ocorreu em 2022, no valor de R$ 85 milhões – um crescimento de 90% em relação a 2021. Os dados têm como referência informações extraídas de relatórios do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O evento Sustentabilidade Capixaba contará com mais de 45 especialistas sobre clima e meio ambiente de renome nacional, com a presença do governador Renato Casagrande, e dos chefes do executivo estadual do Paraná, Ratinho Junior; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Reidel; e do Pará, Helder Barbalho. Entre os especialistas confirmados estão: Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Diego Xavier, pesquisador da Fiocruz, Sérgio Xavier, CEO da Plataforma Circularis e articulador do Centro Brasil do Clima; Isis Akemi Marimoto Toschi Olivieira, coordenadora-geral de Política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Carlos Alberto Mesquita, diretor de florestas e políticas públicas da BV-Rio; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Jorge Pinheiro Machado, da Eletrobrás, entre outros.

A programação completa do evento está disponível no site, com os horários de cada palestra. Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba contará com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos. Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão em um documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024. O evento tem o patrocínio de Vale, ArcelorMittal, Suzano, Prefeitura de Vitória, Findes, Cesan e CREA-ES.

Atividades culturais e educativas

O evento Sustentabilidade Capixaba vai contar com uma extensa programação cultural e educativa, além de shows do Grupo Moxuara, na segunda-feira, do cantor Amaro Lima na terça-feira, e de Beto Guedes, atração nacional na quarta-feira. Todos com início às 19h. Destaque para os ambientes de observação, onde os visitantes poderão conhecer as espécies de abelhas existentes no espaço Jardim de Mel. Outra novidade é a criação de um manguezal, com a presença de caranguejos, demonstrando a importância desse ecossistema costeiro.

Também será possível visualizar uma onda gigante com lixos recolhidos da praia. Ainda área oceânica, o público vai conferir uma instalação de totens que vão reproduzir os sons produzidos pelas diferentes baleias que habitam o litoral do Espírito Santo. As inscrições para visitação, incluindo escolas e faculdades, podem ser feitas no site https://sustentabilidadecapixaba.com.br/.

Serviço:

  • Data: 26 a 28 de junho de 2023
  • Local: Praça do Papa – Vitória/ES
  • Realização: Espírito Santo Convention & Visitors Bureau
  • Correalização: Sindiprom-ES
  • Promoção: GFC Eventos
  • Parceria: Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico
  • Entrada: franca
  • Inscrições: https://sustentabilidadecapixaba.com.br/

Fonte: Assessoria do evento

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...