Expedição Tropeira vai ‘pousar’ na RuralturES 2021

Comitiva com 20 tropeiros vai sair de Ibatiba, dia 21, e chegar ao Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante na abertura da Feira, dia 25

Após hiato de um ano por causa da pandemia em 2020, a Expedição Tropeira está de volta e vai “pousar” na RuralturES 2021. Uma comitiva com 20 tropeiros vai percorrer trechos da Rota Imperial e chegar na abertura da Feira Estadual de Turismo Rural, no dia 25 deste mês, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante. 

Serão 140 km de aventura, cultura e diversão durante cinco dias, resgatando trechos do caminho histórico na região sul-serrana capixaba. E para o público da RuralturES conhecer mais o modo de vida que tanto contribuiu para o desenvolvimento do sul do Estado e ainda reúne apaixonados, o Paiol do Nonno será transformado no “Rancho do Tropeiro”. Será mais uma atração com foco no turismo de experiências, tema da Feira que vai até 28 de novembro com entrada gratuita.

Anúncio

O primeiro pouso vai acontecer domingo (21) em Ibatiba, a “Capital Estadual dos Tropeiros”. Haverá almoço e desfile pelas ruas da cidade, mas a saída só ocorrerá no dia seguinte (22), às 8 horas. O momento será marcado pelos pronunciamentos das autoridades e benção da Expedição, que partirá às 8h30 rumo à RuralturES. Às 11h30, a comitiva fará uma parada para almoço na localidade de Alto Santa Mara (Ibatiba), e a previsão de chegada para o primeiro pernoite, em Mata Pau (Muniz Freire), é às 16h. 

Anúncio

A jornada no terceiro dia (23) terá início às 8h com destino ao Monforte (Conceição do Castelo). Às 11h30, os tropeiros vão almoçar e descansar em Piaçu. A chegada na Piscina do Fabiano, no Monforte, está prevista para as 16 horas. Na manhã seguinte, a programação prevê almoço tropeiro no Vale do Emboque, às 11h30, e chegada no Rancho do Celso Oliveira, ambos em Conceição do Castelo. Será a última noite da tropa antes do “pouso” no Centro de Eventos de Venda Nova. 

Experiências dentro e fora do Rancho

No dia 25 (quinta-feira), haverá café, às 13h, em São João de Viçosa, desfile dos tropeiros pelas ruas de Venda Nova, às 16h, e chegada na RuralturES, às 17h. O “pouso” da tropa no local da Feira será às 18h, no “Rancho do Tropeiro”. Com uma programação à parte, o espaço promete uma imersão nas tradições tropeiras ainda mantidas pelas comunidades ao longo da Rota Imperial.

Queima de alho, torra de café, pão e biscoito no forno à lenha, causos, roda de viola, lambicagem de cachaça, preparo de açúcar mascavo no cupinzeiro, torresmo prensado e passeios de mula estão entre as atrações de sexta-feira (26) a domingo (38) na estrutura do Paiol do Nonno.  “Vai ser um sucesso. Estaremos de braços e peitos abertos para receber todos com carinho”, diz José Nildo de Melo, o “Pelé”, um dos coordenadores da Expedição Tropeira.

Durante a RuralturES, o grupo disponibilizará três muares selecionados para passeios além dos limites do “Polentão”. O serviço será pago (valor ainda não divulgado) e voltado para toda a família. Quem fizer o passeio, terá direito a alguns mimos no Rancho do Tropeiro. Os tropeiros organizam saídas para as Sete Curvas (Serra do Engano), trecho da Rota Imperial em Venda Nova, e para o Sítio Lorenção (Tapera) para os visitantes conhecerem o socol, um dos produtos de Indicação Geográfica (IG) que estará em destaque na Feira.

Outro coordenador da Expedição Tropeira, Marco Grillo, a ideia é potencializar a experiência do passeio com muares para ampliação da oferta turística das Montanhas Capixabas após a RuralturES. “O passeio pode ser uma grande ferramenta para atrair turistas num movimento que gera emprego e renda e cria conexão com a Rota Imperial”.

Ainda segundo Grillo, 50 empreendimentos de turismo rural assistidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) integram o trecho que a Expedição Tropeira vai percorrer de 21 a 25 deste mês. Uma amostra da relevância econômica da Rota Imperial na região. “Com apoio do Sebrae/ES e prefeituras, o grande legado da Expedição é oferecer ao turista, de janeiro a janeiro, a experiência vivida 200 anos atrás”, destaca.

Pelé aposta nessa oportunidade para o turismo regional. “A gente não vive de burro e mula, é uma experiência bacana, a gente faz porque gosta, só minha família ganhava dinheiro com tropa. Mas depois que passar a RuralturES, quero oferecer passeios com muares”.

A RuralturES 2021 é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Sebrae-ES, Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

A ROTA IMPERIAL – É o 14º ano da Expedição Tropeira pelo caminho histórico que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, criada pela Coroa Portuguesa no século 17. A ideia era oficializar o trajeto do ouro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, onde o metal precioso encontraria saída para o mar sem a necessidade do pagamento de impostos. No entanto, a Rota só foi inaugurada em 1816 após o declínio da exploração do ouro em Minas.

Em solo capixaba, a Rota tem como marco zero o Palácio Anchieta (Vitória) e ajudou no estabelecimento de imigrantes europeus nas Montanhas Capixabas no século 19 e contribuiu para o desenvolvimento do sul do Estado, com o transporte de mercadorias pelos tropeiros até meados do século passado.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...