Experiência do Espírito Santo no enfrentamento à influenza aviária é tema de palestra no Mato Grosso

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi convidado, pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), para compartilhar a experiência no enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), durante o Ciclo de Palestras que visa à capacitação dos médicos-veterinários que atuam na área de sanidade animal. O encontro aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, em Cuiabá (MT).

 A palestra foi ministrada pelo coordenador de sanidade avícola do Idaf, Leandro Marinho. O primeiro caso de IAAP foi identificado no Brasil em maio de 2023, no Estado do Espírito Santo. Segundo Marinho, apesar do grande desafio, o serviço veterinário oficial (SVO), executado pelo Idaf, estava apto a desenvolver as atividades de enfrentamento à doença.

 “A prévia capacitação dos profissionais, o alinhamento constante de informações e a organização do SVO foram fatores determinantes para o êxito das operações. Além disso, a articulação com as demais instâncias do Governo e com o setor produtivo, tanto no suporte quanto nas articulações necessárias, fortaleceram as ações de modo geral”, explicou Leandro Marinho.

 Até o momento, o Espírito Santo registrou 29 focos de influenza aviária, sendo 28 em aves silvestres e 1 em subsistência. O último foco positivo registrado foi no início de julho.

BAHIA – A experiência do Espírito Santo também será compartilhada, no dia 28 de setembro, com os servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Na ocasião, será realizado treinamento para os fiscais estaduais integrantes do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease)/Aves.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...