Experiências culturais e gastronômicas vão movimentar o Festuris

A gastronomia tem conquistado cada vez mais destaque no turismo. Não é para menos que ela tem sido um dos fatores que contribuem na decisão do viajante no momento em que define o destino que deseja conhecer. E, segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 95% dos viajantes internacionais que visitam o país avaliam positivamente a culinária dos destinos brasileiros.

Por isso, o segmento tem um espaço relevante dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorre de 9 a 12 deste mês. O Food & Drinks Experience é um espaço que tem como objetivo apresentar destinos e roteiros gastronômicos, oferecendo uma experiência sensorial, reunindo sabores e aromas.

Nesta edição histórica do Festuris, serão oferecidas experiências dentro e fora do Pavilhão Araucária. O ambiente criado dentro da feira contará com degustações, venda de produtos únicos e selecionados, aulas-show, conteúdo especializado e muito networking. É um espaço que reunirá chefs talentosos e culinárias autorais, étnicas, regionais, e sustentáveis, confirmando o grande valor que a gastronomia tem hoje no setor de turismo.

Churrasco e parrilla unem destinos

Um dos méritos da gastronomia é aproximar destinos, principalmente aqueles que estão ligados por uma mesma iguaria, como a carne. É o caso do Uruguai (país convidado) e Rio Grande do Sul (Estado anfitrião), em que se destacam a parrilla e o churrasco, respectivamente.

O valor destas culinárias será apresentado na parte externa do Pavilhão Araucária. Ali, churrasqueiros da capital gaúcha, Porto Alegre, que ostenta o título de Capital Nacional do Churrasco, apresentarão o preparo da típica culinária gaúcha. Já os parrilleros uruguaios trarão um elemento muito importante da sua Identidade cultural, os cortes especiais de carne. “Será uma experiência gastronômica abraçando as duas culturas em que os participantes poderão degustar o melhor dos assados”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

PROGRAMAÇÃO DA ARENA GASTRONÔMICA

DIA 10 (SEXTA-FEIRA)

  • 13h00 – GASTRONOMIA DE PORTUGAL

A gastronomia portuguesa oferece doces ricos, frutos do mar abundantes, vinhos deliciosos, uma variedade imensa de frutas e legumes, além de carnes de todos os jeitos e para todos os gostos.

  • 14h – COZINHA DE NATUREZA

Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia.

  • 15h – RESSIGNIFICAÇÃO DA COZINHA

Marcos Livi, chef gaúcho radicado em São Paulo, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul.

  • 16h00 – COZINHA SUSTENTÁVEL

O chef Marcelo Cancino atua no sentido de transformar a vida de pessoas e negócios promovendo a gastronomia sustentável e o consumo consciente através de cursos, consultorias e eventos personalizados, beneficiando toda a cadeia produtiva e fortalecendo a economia.

  • 17h – GASTRONOMIA DO URUGUAI

Suculentos churrascos e deliciosas empanadas.

DIA 11 (SÁBADO)

  • 13h00 – GASTRONOMIA DO URUGUAI

Suculentos churrascos a deliciosas empanadas.

  • 15h00 – RESSIGNIFICAÇÃO DA COZINHA

Marcos Livi, chef gaúcho radicado em São Paulo, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul.

  • 16h00 – CULTURA NORTISTA

Com o chef Artur Báez. Ele tem 15 anos de experiência, realiza um trabalho totalmente comprometido com a valorização da cultura nortista através da gastronomia. É o melhor chef de cozinha 2022 pelo Prêmio Líder; 1° lugar ‘Bora pra cozinha 2023’, que é o maior concurso gastronômico da região Norte; e 3º lugar Top Chef Brasil, maior reality de gastronomia do mundo.

O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado (RS), no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, nesta quinta-feira, dia 9.

O evento tem o patrocínio de CVC e Sebrae, conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul. O Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates e Vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações:  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais: @festurisgramado.

Fonte: Rossi & Zorzanello

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...