Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital do estado voltou a sediar uma das maiores exposições para o segmento. A 54ª edição da Expoagro foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (04), no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá (MT).

“Trabalhamos muito nos últimos meses para realizar esta exposição e dar oportunidade de levar mais conhecimento sobre esse setor produtivo que tanto orgulha nosso país. Além disso, teremos muitas atrações para toda a população cuiabana e municípios circunvizinhos. Queremos mostrar à população urbana como o agronegócio transformou e transforma o nosso Estado”, afirmou Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

Anúncio

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, lembrou que há um tempo existia o mito de que a agropecuária só devastava e agredia o meio ambiente. “Hoje o setor tem provado que é possível produzir com sustentabilidade e isso só aconteceu pela competência de todos os produtores rurais. Cuiabá tem investido maciçamente em tudo que é produtivo e no que pode melhorar o ambiente de negócios, o turismo e agregar valor para o povo. Por isso somos parceiros da Expoagro e seguiremos sendo”, disse.

Anúncio

Mato Grosso preserva mais de 62% de seu território e, ainda assim, tem o agronegócio mais pujante do país. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, citou os dados para ressaltar a importância da Expoagro como vitrine para o setor do agronegócio para a população urbana.

“Quero parabenizar o Sindicato Rural pela realização da Expoagro. Está na hora do mato-grossense bater no peito e ter orgulho deste estado, mostrar ao mundo, com dados, o trabalho belíssimo e sustentável que é feito em Mato Grosso. Temos condições de dobrar a nossa produção em dez anos sem derrubar uma árvore”, ressaltou.

O mundo está de olho em Mato Grosso e para tudo o que acontece aqui, disse o diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, ressaltando que os produtores rurais fazem a lição de casa. “Nós estamos dando aula, batendo recordes, inovando. Precisamos ter orgulho do que fazemos aqui e, por isso, a Federação apoia eventos como a Expoagro, que apresenta tudo o que o agronegócio faz em Mato Grosso”.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Junior, informou que tem viajado pelo mundo participando de fóruns e eventos e que Mato Grosso é sempre citado internacionalmente. “A gente só ouve falar que Mato Grosso é a ‘bola da vez’ e é importante que Cuiabá se firme como representante do estado, ela tem que ser centro das atenções e não pode ficar fora deste circuito de crescimento, com eventos como a Expoagro”, disse.

O deputado estadual Carlos Avalone, representando a Assembleia Legislativa, disse que a 54ª Expoagro é um orgulho para Cuiabá e Mato Grosso. “Temos muitas memórias boas em relação a esta exposição, sempre houve união em prol da Expoagro, para que ela fosse sempre um sucesso. Depois de tudo o que passamos com a pandemia é bom ver a feira retornando e promovendo confraternizando”.

Participaram ainda da cerimônia de abertura Francisco Vuolo, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Custódio Rodrigues, diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Mário Cândia, diretor da Nelore-MT, Jorge Pires, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Guilherme Nolasco, presidente da União Nacional de Etanol de Milho (Unem), Uelton Marques Neves, gerente do Sicredi, além de diversos produtores rurais e pecuaristas.

Texto e foto: Júlio Rocha/AgroNews

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...