Exportação de café pelo Espírito Santo deve alcançar a segunda maior receita cambial da história

Foto: VLI/Divulgação

A exportação de café pelo Espírito Santo deve ultrapassar US$ 1,063 bilhão em exportações do produto, resultado que será a segunda maior receita cambial da história. Os dados preliminares são do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV).

Anúncio

Entre janeiro e outubro de 2025, 3,7 milhões de sacas de café foram embarcadas pelos portos capixabas. Mantido o ritmo dos últimos meses, o volume total do ano deve chegar a 4,4 milhões de sacas. Embora o número seja inferior ao registrado em 2023 e 2024 — quando o Espírito Santo exportou, respectivamente, 5,2 milhões e 8,4 milhões de sacas —, o resultado financeiro se destaca: até outubro, a receita cambial já somava US$ 1,061 bilhão, o que representa 59% do total de 2024 e 29% acima do apurado em 2023.

Segundo o CCCV, o desempenho de 2025 foi influenciado pelo baixo nível de oferta dos produtores, mesmo diante de preços acima da média histórica, especialmente para o café conilon. Outro fator que limitou embarques maiores foi a competitividade dos “robustas” do Vietnã no mercado internacional, além do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos sobre cafés brasileiros.

Anúncio

A entidade reitera que a participação nas exportações – especialmente no caso do conilon – deve consolidar uma constância das ofertas no mercado internacional com o objetivo de incluir o “robusta” (conilon capixaba) nos blends de todos os países, assim como já ocorre com os arábicas do Espírito Santo que já têm seu mercado assegurado e cativo. 

CENÁRIO PROMISSOR PARA 2026 – Apesar das pressões enfrentadas em 2025, as perspectivas para 2026 são amplamente positivas. De acordo com o CCCV, as condições climáticas favoráveis e os investimentos dos produtores em mecanização e manejo das lavouras, impulsionados por bons preços nos últimos anos, devem resultar em uma boa colheita.

Outro fator de otimismo é o avanço da infraestrutura logística no Espírito Santo. O Terminal de Vila Velha (TVV), operado pela Log-In Logística Integrada, concluiu recentemente um amplo programa de modernização, incluindo a atualização completa dos portêineres.

Segundo o presidente do CCCV, Fabrício Tristão, o terminal teve desempenho exemplar no último ano: “Mesmo com parte dos equipamentos em reforma, o TVV registrou recorde histórico de movimentação de café e também de importação de veículos elétricos, demonstrando alta eficiência operacional”, destacou.

Na última semana, o TVV deu mais um passo rumo à modernização ao inaugurar a operação remota dos portêineres, tornando-se o primeiro porto da América Latina a adotar essa tecnologia. Em 2026, o terminal também contará com uma área adicional de 65 mil m², ampliando a capacidade de recepção, estufagem e embarque de café.

Além da Log-In TVV, os terminais da VPorts e da Portocel — que em 2024 realizaram suas primeiras operações de exportação de café na modalidade break-bulk — também estarão prontos para atender novas demandas nessa configuração logística.

“A melhora significativa das condições da logística portuária capixaba, aliadas à expectativa de uma safra expressiva, devem impulsionar os embarques de café pelo Espírito Santo em 2026. No mês passado, o CCCV visitou importadores europeus junto com representantes da logística do ES, fortalecendo o relacionamento comercial e reafirmando o compromisso de escoar o maior volume possível de café para o exterior. Estamos otimistas, mas seguimos acompanhando e apoiando fortemente as melhorias do setor!”, conclui Fabrício Tristão.

Fonte: CCCV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Páscoa terá programação especial na Capital Nacional do Agroturismo

Julio Huber Uma programação especial de Páscoa promete movimentar Venda Nova do Imigrante ...

Operação apreende mais de 1 tonelada de agrotóxicos irregulares e interdita fábrica de fertilizantes

Foto: Mapa Uma operação de fiscalização realizada na última quarta-feira (11) resultou na ...

Café ganha data internacional reconhecida pela ONU

Foto: Freepik A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou, em 10 ...

Agricultores familiares terão acesso a cursos de qualificação voltados às compras públicas

Foto: Freepik Agricultores familiares e pessoas vinculadas a políticas públicas voltadas ao setor ...

Mais blocos de rocha se desprendem de montanha no interior do Espírito Santo

Foto: Defesa Civil de Afonso Cláudio Novos desprendimentos de rochas foram registrados na ...