Família Douro, de Marechal Floriano, vence mais um concurso nacional de café

A Família Douro, de Marechal Floriano, se destacou em mais um concurso de café nacional. Dessa vez, Estevão Denizar Douro venceu a categoria Café Cereja Descascado da 5ª edição do Concurso NossoCafé, promovido pela empresa Yara. O produtor Geovane dos Santos Matos, de Alto do Jequitibá (MG), foi o campeão na categoria Café Natural.

Ambos terão seu lote adquirido pela Yara e serão homenageados com seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além disso, a empresa também oferece aos vencedores o curso de Q-Grader da Brazilian Speciality Coffee Association – BSCA. Recentemente, Thiago Dias Douro, filho de Denizar, ficou classificado em 2º lugar nacional no Coffee of The Year.

Continua após o anúncio

“Foi muito gratificante participar de um concurso da Yara, que é uma empresa que a gente é parceiro há tanto tempo. Nossa propriedade fica na região de montanhas do Espírito Santo, temos um microclima e um terroir privilegiado para produção de cafés especiais e isso, aliado a boa nutrição da planta, nos permite ter uma produtividade na lavoura e entregar um café de excelência na xícara”, comenta o vencedor capixaba Estevão Denizar Douro.

A diretora executiva da BSCA, Vanúsia Nogueira, comenta suas impressões sobre esta edição. “Um concurso de qualidade como este sempre nos dá muita alegria, pois nos permite acompanhar a evolução de muitos produtores e descobrir outros que passaram a trilhar o mesmo caminho. A BSCA muito se orgulha por apoiar a iniciativa NossoCafé Yara e apoiar a valorização de trabalhos realizados por famílias das mais diversas regiões produtoras de café do Brasil”, destaca.

Geovane dos Santos Matos, de Alto do Jequitibá (MG), foi o campeão na categoria Café Natural

Promovido anualmente, o Concurso NossoCafé tem como objetivo promover a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Ao todo, a 5ª edição arrecadou 120 amostras de cafés de diversas regiões do Brasil, sendo: 82 na categoria Café Natural e 38 na categoria Café Cereja Descascado. As amostras vencedoras foram classificadas segundo protocolos da Specialty Coffee Association.

“Em 2021 o Brasil deve produzir quase 47 milhões de sacas de café, de acordo com dados da Conab e, apesar de todos os desafios enfrentados este ano, estamos muito orgulhosos em avaliar a qualidade dos nossos produtores e colaborar com cada um, oferecendo os nutrientes e as soluções necessárias para que eles continuem colhendo safras produtivas e com qualidade”, comenta Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

Fonte: InPress Porter Novelli

Últimas notícias

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...