Feira da Agricultura Familiar acontece em setembro na Praça do Papa

Agricultora Celita Wenz Schmidt na sua lavoura de couve. Santa Rosa de Lima, SC. Foto: Eduardo Aigner/MDA

Entre os dias 16 e 19 de setembro, Vitória recebe a 16ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (FEAFES), na Praça do Papa. Com protocolos de segurança que o momento atual tem demandado devido à Covid-19, o evento tem a missão de valorizar o trabalho de centenas de famílias empreendedoras do campo. A entrada dos visitantes é gratuita será possível conhecer produtos artesanais de famílias das 10 regiões do Estado. Entre os destaques estão: mel, cachaça, artesanato, flores, biscoitos, doces, embutidos, bebidas, cafés e muito mais.

De acordo com dados disponibilizados pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES), a agricultura familiar é a atividade predominante no setor agrícola do Estado e está presente em 75% das propriedades rurais, porém ocupa apenas 33% do território agrícola. Nessas propriedades são, aproximadamente, 213.557 pessoas ocupadas e envolvidas com as atividades de agricultura familiar.

Continua após o anúncio

Julio Mendel, presidente da FETAES e organizador do evento, destaca que a FEAFES evidencia a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar das cidades. “A Feira também estimula a comercialização solidária, direto da família produtora para o consumidor. É um evento que visa a incentivar a agricultura orgânica e agroecológica e resgatar as tradições culturais”, reforça Mendel.

Neste ano, a FEAFES terá um espaço especial totalmente destinado às mulheres produtoras do campo, com objetivo de valorizar os quase 96% de presença feminina nas produções agrárias no estado. 

Protocolos de segurança

A organização da feira, apoiada pela Prefeitura de Vitória, Governo do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes), Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais – ES (Femtru – ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Espírito Santo (Unicafes), desenvolveu protocolos sanitários para garantir a segurança dos visitantes e evitar o contágio pelo vírus causador da Covid-19.

Ainda segundo Julio Mendel, a entrada no evento será permitida somente com uso correto de máscara e mediante aferição de temperatura. Além disso, estações para lavagem das mãos e álcool gel serão disponibilizadas e o número de visitantes será controlado para que se mantenha o distanciamento.

Serviço

  • Quando: 16 e 19 de setembro (quinta-feira a domingo)
  • Horários: quinta e sexta-feira (16h às 22h); sábado (10h às 22h) e domingo (10h às 18h)
  • Onde: Praça do Papa – Vitória

Fonte: Tipz Comunicação

Últimas notícias

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...

Crimes ambientais são flagrados e embargados em Marechal Floriano

Uma nova fase da “Operação Curupira”, que visa coibir crimes ambientais no Espírito ...

Campanha promove alimentos orgânicos em todo o Brasil

A campanha visa estimular o conhecimento e o consumo de produtos orgânicos O ...

História do cooperativismo cafeeiro capixaba é destaque na biblioteca do Incaper

A biblioteca do Incaper serviu como base para revisões bibliográficas, fontes de dados ...