Feira de artesanato segue até o dia 16 em Guarapari

Com mais de 15 mil produtos à venda, a 20ª Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg) conta com produtos variados que vão desde acessórios e presentes, até peças de decoração.

A feira vai até o dia 16 de janeiro, sempre das 16h às 22h, no Radium Hotel. “Este é o evento que fortalece a nossa retomada da economia. A gente sempre marcou presença aqui ajudando os artesãos, as artesãs para que eles possam ter, através desse apoio, um instrumento que favoreça a sua renda”, disse o governador Renato Casagrande, durante uma visita ao local.

Promovida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a feira já faz parte da cultura guarapariense. “Um local de muita gente talentosa, que consegue usar esse talento para, de fato, sobreviver e divulgar as coisas boas que a gente tem aqui no nosso estado e isso é muito bom”, apontou o governador.

A feira conta com produtos variados como peças de decoração, presentes, acessórios de diversas tipologias, como pedras, dentre outros itens expostos. Para a secretária de Turismo de Guarapari, Helione Bacovis, o evento traz benefícios para a cidade. “A feira traz artesanatos de vários municípios, mas também prestigia o nosso, então é uma honra receber essa feira que vem acontecendo há vários anos e espero que ela continue sempre fixa aqui no município”, ressaltou.

Também presente no evento, Tyago Ribeiro Hoffmann, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, que destacou a importância da feira para a valorização do artesanato. O secretário aproveitou para falar da reforma do Radium Hotel, promovida pelo Governo do Estado. A expectativa é que as atividades no local sejam iniciadas em 2023.

“Estamos restaurando o Radium Hotel e vamos fazer dele um espaço de conhecimento juntamente com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vamos montar uma escola técnica voltada para o turismo. Então, no ano que vem, os turistas que nos visitarem vão poder ver o Radium Hotel restaurado e já produzindo conhecimento para toda nossa sociedade”, ressaltou.

Artesanato e turismo

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, também marcou presença na abertura e ressaltou o caminho de fortalecimento da feira ao longo dessas 20 edições em Guarapari. “A gente tem um turismo lindo. O Espírito Santo é bem localizado, ele tem suas potências naturais que são fantásticas e Guarapari é o símbolo desse turismo. Qualquer lugar do mundo que você vá, se falar do Espírito Santo alguém conhece Guarapari”, enfatiza.

Jacqueline também explicou como o artesanato é importante para fortalecer o turismo capixaba, gerando qualidade de vida para quem mora e quem visita o estado. “A pessoa que leva uma peça para alguém, ela pergunta da onde veio, o que significa esse beija-flor, o que significa essa orquídea, ou seja, você conta a história do local através do artesanato. É por isso que a gente acredita nessas feiras, a gente apoia os empreendedores, apoia o agronegócio”, declarou.

20ª Feinartg

  • Data: até 16 de janeiro
  • Local: Radium Hotel, Centro de Guarapari
  • Horário: 16h às 22h
  • Entrada: gratuita

Fonte: Folhaonline.es

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...