Feiras de touros pró-genética são realizadas para promover bovinocultura sustentável

As feiras de touros pró-genética fazem parte das ações do Programa de Fomento da Bovinocultura Sustentável do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em 2021, foram realizadas três feiras no Espírito Santo, nos municípios de Afonso Cláudio, Barra de São Francisco e Mimoso do Sul. Esses municípios são escolhidos mediante a ação e a afinidade do extensionista local do Incaper na área da pecuária, além da aptidão do município para a pecuária. 

Os eventos são realizados no Estado pelo Incaper e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o objetivo de ofertar aos produtores rurais touros com genética melhoradora, Puro de Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (RDG), inspecionado pela ABCZ. Os animais apresentam idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose.

Anúncio

Além de contribuírem para a sustentabilidade da bovinocultura, as feiras trazem impactos socioeconômicos para os produtores rurais, conforme atesta o projeto de pesquisa que avalia as feiras de touros pró-genética como política pública no Espírito Santo. O projeto foi aprovado no edital da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da portaria n° 002-R, de fevereiro de 2020, e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).  

Anúncio

“O papel da extensão rural é levar melhoria para os produtores rurais e as feiras de touros pró-genética são um meio para isso. Com essas ações, conseguimos impactar a vida de produtores com o aumento da renda, devido à agregação de valor dos bezerros produzidos dentro da propriedade rural. Isso porque bezerros oriundos de touros pró-genética possibilitam aos produtores diversificar e aumentar a renda, a partir da venda de animais com melhor padrão racial e maior peso a desmama”, disse o coordenador do projeto e extensionista do Incaper, Roberto Sobreira.

De acordo com o extensionista, na maior parte das propriedades, a pecuária leiteira é a principal fonte de renda. Antes da utilização de touros pró-genética, as crias da produção de leite tinham pouco valor agregado no momento da comercialização. Com a aquisição dos touros de genética zebuína de corte, o produtor pode comercializar o animal para corte com maior valor agregado. 

“Os produtores já nos relataram que, com a compra dos touros melhoradores, conseguiram aumentar e diversificar a renda. Na hora da comercialização, eles conseguem vender os animais com maior valor agregado, por conta da valorização que a genética zebuína de corte traz. Muitos desses produtores compraram os animais nas primeiras feiras e continuam fazendo esse investimento, que, de fato, apresenta benefícios”, destacou Sobreira.

Para este ano, a expectativa é de que ocorram quatro ou cinco feiras de touros pró-genética no Estado do Espírito Santo. A recomendação é que os produtores interessados procurem o Incaper local, manifestando a intenção de compra desses animais, e escolham a raça desejada. Desta forma, os criadores comparecerão com os animais previamente escolhidos no dia da feira. Com a demanda na intenção de compra de, no mínimo, 20 animais, o município está apto a receber a feira de touros. 

 Texto: Andreia Ferreira/Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...