Festuris terá espaço 20% maior e contará com a participação de 40 destinos internacionais

Foto: Gustavo Merolli

A 35ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo está se aproximando. De 9 a 12 de novembro, Gramado, na Serra Gaúcha, receberá importantes players do mercado turístico, assim como autoridades e imprensa para mais uma edição histórica do evento.

Anúncio

Uma das grandes novidades, e que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes. O Meeting – parte do conteúdo do evento -, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.

Anúncio

Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros estratégicos. A empresária lembra o pioneirismo do Festuris ao apresentar temas e propor o debate importantes para o do turismo.

Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição.

Impacto econômico e geração de negócios

Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$ 25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.

Segmentação dos espaços

O grande aliado de o Festuris ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.

Um exemplo da força da segmentação é o Espaço Luxury. Em sua 8ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800 m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.

O projeto conta com 72 marcas em exposição, sendo elas as principais do mercado de luxo do Brasil e do exterior, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço.

A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos, algo que vem em ascensão no Brasil.

DIVERSIDADE – Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

Turismo verde, de negócios e lazer

Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris.

O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura. Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace, que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.

A gastronomia como indutora do turismo

Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows.

CAPITAL HUMANO – A indústria do turismo não existe sem as pessoas. Nesta engrenagem estão os empreendedores e os profissionais do setor que formam o capital humano, tema da edição ano 35 do Festuris.

Com esse mote, o evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano.

O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá, entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro; Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A; Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing; Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni; Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens; Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc; Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó. O ingresso do segundo lote custa R$ 399,00 e o terceiro 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting: R$ 170,00.

Passaporte Meeting e muitas possibilidades

Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica. Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.

Alguns mentores desta edição são: Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo; Daniel Turbox, CEO da Turbox; Flavia Zülzke, diretora de Marketing e Vendas Rede Deville e Marriot São Paulo Airport; André Bertolucci, diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio proprietário do Olivas de Gramado; Jorge Kralik, consultor de marketing e terapeuta holístico; Cristianne Mendes, CEO da Viajar Mais e Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel Education. Os espaços Business & Innovation, LGBT+ e Food & Drinks também possuem conteúdos específico ao segmento

Práticas ESG no Festuris

São pequenas ações diárias que transformam o mundo. A organização do Festuris atua com pilares que sustentam as práticas ESG há alguns anos. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da Araucária. A cada ano, uma muda de árvore é plantada por convidados do Festuris, que através da ação, firmaram seu compromisso com o planeta.

Ainda no pilar da sustentabilidade, a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes. São incentivos para que todos possam fazer a sua parte em benefício do meio ambiente em cada canto do Brasil. O Greenpeace é uma das entidades presente no Festuris e que auxilia na conscientização junto ao trade turístico para um meio ambiente mais limpo e sustentável.

O envolvimento em ações sociais, tanto locais como de outros municípios, também sempre foi parte importante de cada edição do Festuris. Aliás, junto com a sustentabilidade, a inclusão é um dos pilares do evento. Pelo segundo ano, os usuários da APAE Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados por eles em estande próprio na feira. A renda será totalmente revertida para a instituição, que completou 54 anos em 2023. Usuários da instituição também fazem parte da equipe de trabalho durante os dias do Festuris no Serra Park. A Rossi & Zorzanello tem o selo “Empresa Amiga da Apae”.

Parte do valor simbólico arrecadado para quem utilizar o transporte oficial do evento partindo dos destinos: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, nos dias 10 e 11, será doado, mais um ano, à Escola Municipal Vicente Casagrande, inserida no bairro Viação Férrea, localidade onde acontece o Festuris.

Fonte: Rossi & Zorzanello

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...

Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 37,44 bilhões

Em comparação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de quase 4,4% ...

Empresas apresentarão novidades na Fruit Attraction Brasil

Para impulsionar o legado da horticultura brasileira e o mercado de frutas e ...

Conab estima redução na safra brasileira de grãos

Foto: Freepik A sétima estimativa da safra de grãos 2023/2024, divulgada pela Companhia ...