Fida e Mapa estabelecem ações para potencializar resultados do Projeto Dom Helder Câmara

Por meio de assistência técnica permanente, o projeto busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido

Foi realizada nesta quinta-feira (27), em Brasília, a assinatura de um memorando de ações entre o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (Fida). O evento marca o término da missão de apoio do organismo internacional, realizada de forma remota entre os dias 17 e 21 de maio, para fortalecer e otimizar as atividades desenvolvidas pelo projeto e avaliar a execução das ações em andamento. 

O memorando, assinado pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, e o diretor do Fida no Brasil, Claus Reiner, detalha os acordos sobre as medidas e as ações necessárias para potencializar a execução e os resultados do projeto. 

O projeto, que é fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fida, tem transformado a vida de 54.510 famílias rurais que vivem no semiárido brasileiro através da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) permanente, por meio de contrato de gestão com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e de projetos de inovação tecnológica, inclusão e estruturação produtiva por meio de parcerias. 

O PDHC busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido, promovendo a articulação de políticas públicas federais, estaduais e municipais, além de qualificar os produtores para desenvolvimento de uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas. 

Para o secretário Fernando Schwanke, o ato reforça o compromisso da SAF de trabalhar para avançar ainda mais na articulação de ações capazes de ampliar a produção e a renda dos agricultores familiares e, desta forma, diminuir a pobreza e a desigualdade no semiárido brasileiro.

AVANÇOS – A missão constatou que a segunda fase do Projeto Dom Helder Câmara vem cumprindo um importante papel para a inclusão de agricultores em situação de extrema pobreza nas políticas públicas e destacou os avanços na implementação do projeto, como a manutenção do trabalho das equipes das empresas públicas e privadas de Ater, que continuam sua atuação em campo, alcançando um nível de execução dos contratos de respectivamente 83,34% e 70,77%. Reconheceu, ainda, o esforço da Unidade Gestora do Projeto (UGP) em realizar reuniões com as organizações co-executoras para o desenvolvimento das ações, diante do quadro da pandemia de Covid-19.

Durante a missão, foram realizadas reuniões remotas com os principais parceiros institucionais do PDHC e organizações co-executoras, que são: Anater, Coordenação do Fomento do Ministério da Cidadania (MC), Embrapa Caprinos e Ovinos (Embrapa Sobral), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PqTecPB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...