Fim de semana com alerta de temporais em várias partes do Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda influencia o Brasil e deixa grande quantidade de nuvens carregadas sobre a Região Norte, além de MT, GO, DF, MG, RJ e ES. Fortes pancadas de chuva podem ocorrer nestas áreas neste sábado.

Uma frente fria ainda está quase parada entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ainda chove forte em áreas do PI e MA. Novas áreas de instabilidade avançam do oceano Atlântico Norte para o litoral norte do Nordeste, trazendo nuvens de chuva.

Continua após o anúncio

O tempo muda sobre o RS com a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma nova frente fria. Há risco para chuva pontualmente forte, com raios e rajadas de vento.

Para este sábado (12), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua deixando o tempo instável entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país. Muitas nuvens se formam e chove no decorrer do dia no norte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

No sul do Maranhão, Piauí, Pará e de Rondônia, no Tocantins e no oeste da Bahia, o tempo segue instável e chove em vários momentos com acumulados significativos.

No Acre, Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará, Amapá, grande parte de Rondônia, demais áreas do Maranhão e do Piauí, Ceará, interior de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, com maior intensidade no oeste do Acre, no leste do Amazonas e no oeste do Piauí.

Sol e chuva rápida entre o litoral do Rio Grande do Norte e o Recôncavo Baiano. Em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva se espalham pelo Estado, com menor intensidade na região de Ponta Porã e no leste do Estado.

No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão se forma próximo ao Estado, e pode chover pontualmente forte principalmente no leste gaúcho, inclusive na capital Porto Alegre.

Chove também de forma irregular em Santa Catarina, com trovoadas no oeste do Estado e de forma rápida e passageira em áreas do leste catarinense, incluindo a capital Florianópolis.

Entre o leste do Paraná e o litoral de São Paulo, sol, calor e chuva isolada passageira. Tempo firme apenas no norte de Roraima, em áreas entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e grande parte do Paraná.

De acordo com a Climatempo, há alerta de atenção para chuva volumosa na Grande BH, no sul do Vale do Rio Doce, no sul do ES, no norte noroeste Fluminense, no oeste da BA e leste de TO. Há risco de transtornos, dificultando a normalização do nível dos rios.

ALERTAS METEOROLÓGICOS – A Climatempo também alerta para atenção, neste sábado (12), de risco de chuva forte nas seguintes capitais: Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Belém, Macapá, São Luís e Teresina.

Há ainda um alerta especial, para perigo de temporais e chuva volumosa no Vale do Rio Doce (MG) centro-noroeste de MG. Há possibilidade de temporais para o sul do RS, no interior do RJ, ES, MG, GO, DF, MT (exceto no sul do estado), RO, leste do AC, sul do PA, sul do MA, centro, sul e oeste do PI.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...

Crimes ambientais são flagrados e embargados em Marechal Floriano

Uma nova fase da “Operação Curupira”, que visa coibir crimes ambientais no Espírito ...

Campanha promove alimentos orgânicos em todo o Brasil

A campanha visa estimular o conhecimento e o consumo de produtos orgânicos O ...

História do cooperativismo cafeeiro capixaba é destaque na biblioteca do Incaper

A biblioteca do Incaper serviu como base para revisões bibliográficas, fontes de dados ...