Fiscalização apreende mais de cinco mil litros de defensivos agrícolas fraudados

Também foram apreendidos 2.700 litros de fertilizantes sem registro no Mapa, com origem desconhecida

Uma ação de fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) resultou na apreensão de 5.266 litros de defensivos agrícolas fraudados, avaliados em mais de R$ 3 milhões, que poderiam levar prejuízo aos produtores rurais. Também foram apreendidos 2.700 litros de fertilizantes sem registro no Mapa, com origem desconhecida.

A operação aconteceu em cinco municípios nas regiões de Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, para verificar o armazenamento, comércio interestadual e origem de agrotóxicos. Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço de armazenamento de insumos agrícolas, onde foram feitas verificações de lotes, embalagens, rótulos, lacres e prazos de validade dos produtos, além do fracionamento de agrotóxicos em alguns estabelecimentos.  

Anúncio

“Os agrotóxicos fraudados não têm a mesma eficácia dos produtos registrados originais, muitos estão diluídos ou apenas apresentam na sua composição pequena porcentagem do ingrediente ativo e corante”, explica o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, Alex Honzak.

Anúncio

O órgão estadual também encontrou irregularidades no armazenamento e empresas que estavam comercializando que não tinham registro junto ao IMA. As empresas autuadas tiveram as mercadorias apreendidas e responderão a processo administrativo. As multas podem chegar à R$ 200 mil, além da destruição sumária dos agrotóxicos fraudados.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...