Força-tarefa apreende 350 toneladas de fertilizantes orgânicos e minerais

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu mais de 350 toneladas e 25 mil litros de fertilizantes orgânicos e minerais e 12 toneladas de produto com função de agrotóxico. A ação, realizada na última semana, ocorreu na região sul de Minas Gerais (MG) com objetivo de fiscalizar e identificar a venda de produtos irregulares, bem como a produção sem registro. 

Foram fiscalizados 27 estabelecimentos produtores, um estabelecimento comercial e dois laboratórios cadastrados. Como medida cautelar foram emitidos 12 termos de embargo para a adequação dos estabelecimentos à legislação vigente. 

Anúncio

“A apreensão de fertilizantes pode ser motivada por vários fatores, desde identificação irregular ou armazenamento em local não autorizado, até fraude ou falsificação de produto”, relata a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes, Laucir Rodrigues Gonçalves. 

Os produtos fiscalizados foram amostrados para verificação da conformidade em relação as suas garantias. O total de 78 amostras são representativas de fertilizantes minerais, fertilizantes orgânicos composto e fertilizantes organominerais e serão analisadas nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária de Recife (LFDA-PE) e de Goiás (LFDA-GO). 

Anúncio

Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Sebrae/ES oferece capacitação empreendedora para militares da reserva da Capitania dos Portos

Militares que encerram a carreira ativa na Marinha passam a contar com um ...

Brasil amplia exportações para a Turquia com habilitação de fábricas de gelatina e colágeno

Foto: Freepik O Brasil avançou no comércio internacional de ingredientes de origem animal ...

Recorde: agronegócio brasileiro fecha 2025 com US$ 169 bilhões em exportações

Foto: Freepik As exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 169,2 bilhões em 2025, ...

Novas regras para transporte de produtos agropecuários em voos

Foto: Freepik Viajantes brasileiros precisam ficar atentos a novas regras para o transporte ...

Moqueca, praias e histórias seculares são convites para o verão no litoral capixaba

Foto: Everton Thiago/PMVV O litoral do Espírito Santo possui belas praias, com culinária ...