Força-tarefa apreende 350 toneladas de fertilizantes orgânicos e minerais

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu mais de 350 toneladas e 25 mil litros de fertilizantes orgânicos e minerais e 12 toneladas de produto com função de agrotóxico. A ação, realizada na última semana, ocorreu na região sul de Minas Gerais (MG) com objetivo de fiscalizar e identificar a venda de produtos irregulares, bem como a produção sem registro. 

Foram fiscalizados 27 estabelecimentos produtores, um estabelecimento comercial e dois laboratórios cadastrados. Como medida cautelar foram emitidos 12 termos de embargo para a adequação dos estabelecimentos à legislação vigente. 

“A apreensão de fertilizantes pode ser motivada por vários fatores, desde identificação irregular ou armazenamento em local não autorizado, até fraude ou falsificação de produto”, relata a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes, Laucir Rodrigues Gonçalves. 

Os produtos fiscalizados foram amostrados para verificação da conformidade em relação as suas garantias. O total de 78 amostras são representativas de fertilizantes minerais, fertilizantes orgânicos composto e fertilizantes organominerais e serão analisadas nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária de Recife (LFDA-PE) e de Goiás (LFDA-GO). 

Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...