Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, geada e déficit hídrico, e quais os impactos para a safra atual e para a próxima? Estes cenários serão discutidos durante o 3º Fórum Técnico Café e Clima, realizado pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, na próxima terça-feira (21), a partir das 14h. O evento é 100% on-line e será transmitido pelo canal da Cooxupé no Youtube.

“O clima tem impactado os cafezais nos últimos anos e em 2021 ainda tivemos a ocorrência de episódios de geada. Este Fórum tem como objetivo apresentar quais são os efeitos do comportamento climático na safra atual, apontando, ainda, para produtores e para o mercado expectativas em relação à próxima. Desde a primeira edição, o evento vem confirmando seus resultados e tendências, nos ajudando a direcionar melhor a nossa atividade cafeeira”, define o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

O coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, fará um relato sobre as condições agrometeorológicas na safra de café 2021, nas regiões de atuação da cooperativa que compreendem o Sul de Minas Gerais, o Cerrado Mineiro e a Média Mogiana do estado de São Paulo.

Também está confirmado no Fórum o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizeti Alvez, que explicará como as adversidades meteorológicas podem alterar a fisiologia da planta do café e, assim, impactar a safra de 2022.

Já o professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldicero Molion, apresentará as perspectivas do clima para a safra 2021/22 e quais são as tendências para os próximos 15 anos.

FÓRUM – O 3º Fórum Técnico Café e Clima da Cooxupé será transmitido pela página da cooperativa no Youtube. O evento é 100% on-line e pode ser assistido sem a necessidade de inscrição. Clique aqui e acompanhe.

Fonte: Phábrica – Assessoria de Comunicação

Últimas notícias

Especialista diz que mercado financeiro precisa acompanhar crescimento do agronegócio

Um levantamento feito em 2021 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ...

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...