Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, geada e déficit hídrico, e quais os impactos para a safra atual e para a próxima? Estes cenários serão discutidos durante o 3º Fórum Técnico Café e Clima, realizado pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, na próxima terça-feira (21), a partir das 14h. O evento é 100% on-line e será transmitido pelo canal da Cooxupé no Youtube.

“O clima tem impactado os cafezais nos últimos anos e em 2021 ainda tivemos a ocorrência de episódios de geada. Este Fórum tem como objetivo apresentar quais são os efeitos do comportamento climático na safra atual, apontando, ainda, para produtores e para o mercado expectativas em relação à próxima. Desde a primeira edição, o evento vem confirmando seus resultados e tendências, nos ajudando a direcionar melhor a nossa atividade cafeeira”, define o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Continua após o anúncio

O coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, fará um relato sobre as condições agrometeorológicas na safra de café 2021, nas regiões de atuação da cooperativa que compreendem o Sul de Minas Gerais, o Cerrado Mineiro e a Média Mogiana do estado de São Paulo.

Também está confirmado no Fórum o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizeti Alvez, que explicará como as adversidades meteorológicas podem alterar a fisiologia da planta do café e, assim, impactar a safra de 2022.

Já o professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldicero Molion, apresentará as perspectivas do clima para a safra 2021/22 e quais são as tendências para os próximos 15 anos.

FÓRUM – O 3º Fórum Técnico Café e Clima da Cooxupé será transmitido pela página da cooperativa no Youtube. O evento é 100% on-line e pode ser assistido sem a necessidade de inscrição. Clique aqui e acompanhe.

Fonte: Phábrica – Assessoria de Comunicação

Últimas notícias

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...