Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas aprova Plano de Descarbonização

Foto: Freepik

O Estado do Espírito Santo deu um passo importante rumo à redução na emissão de gases poluentes. Nesta terça-feira (20), o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas aprovou a primeira fase da execução do Plano de Descarbonização. A proposta traz uma série de estratégias econômicas e políticas para acelerar a transição para uma economia mais limpa e sustentável.

Anúncio

“O Espírito Santo tem sido referência em diversas áreas e estamos dando um passo adiante com o Plano de Descarbonização. Além da redução de emissão de carbono, também vamos gerar oportunidades. Precisamos cumprir metas anuais para atingirmos o Acordo de Paris até 2050. Temos um programa forte e que poderá ser usado como referência para as outras Unidades da Federação”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

O Plano de Descarbonização contempla medidas como a análise de linhas de crédito diferenciado para projetos de descarbonização, a implementação de políticas de regulamentação e atração de investimentos e o estímulo ao investimento público-privado em projetos que apoiem a transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, o plano visa fomentar a redução de emissões, criando um potencial competitivo para as empresas locais.

Anúncio

A proposta é fundamental para que o Estado possa cumprir com os compromissos firmados no Acordo de Paris e nas campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e neutralizar até 2050.

A aprovação do Plano de Descarbonização do Espírito Santo é um importante avanço para o Estado, que se coloca como protagonista no combate às mudanças climáticas e na promoção de um desenvolvimento sustentável. Com a implementação das estratégias propostas, o Espírito Santo se posiciona para alcançar as metas estabelecidas, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, falou sobre a importância de se buscar a redução nas emissões de carbono e cumprir com as metas acordadas.

“O que estamos fazendo aqui é muito importante. Os efeitos das mudanças climáticas já começam a ser sentidos e o Plano de Descarbonização é sem dúvidas uma das principais ações para estarmos preparados. O CO2 é o principal causador do Efeito Estufa e precisamos buscar soluções para reduzir essas emissões. Liderados pelo Governador Renato Casagrande, estamos com um dos mais robustos programas do País, que é o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. Ao todo, são mais de 50 ações”, pontuou Rigoni.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...