Frente fria avança para o Sudeste após causar chuvas no Sul

Julio Huber

Julio Huber

Uma nova frente fria que se formou no Sul do Brasil nos últimos dias 7 e 8 de julho, associada a um ciclone extratropical, está avançando para o Sudeste. De acordo com o Climatempo, após provocar chuva volumosa que superou os 100 milímetros em 24 horas em amplas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, esta frente fria chega aos estados do Sudeste a partir de hoje (09) e amanhã (10).

Entretanto, a passagem desta frente fria acontece com pouca chuva, que vai cair só nas áreas no leste da região, próximas ao litoral. O leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro, o Espírito Santo, áreas no sul e no leste de Minas Gerais estão entre as regiões que poderão ter alguma chuva hoje ou amanhã.

CICLONE EXTRATROPICAL – Durante esta quinta-feira, o ciclone extratropical que se formou com esta frente fria se afasta para alto-mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul. Este ciclone não passa por nenhuma área do Sudeste e nem afeta a Região com seus ventos.

QUEDA DA TEMPERATURA – Depois de alguns dias, o ar frio de origem polar entra novamente na Região Sudeste e a temperatura cai durante a quinta e a sexta-feira, em grande parte da região. Mas, o resfriamento não será intenso e nem prolongado como em maio. Nesta quinta-feira, esfria no estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), hoje será com predomínio de sol e poucas nuvens em todo o Espírito Santo. Não há previsão de chuva. A sexta-feira será com mudanças nas condições do tempo, ainda na madrugada, quando uma frente fria passa pelo Estado, deixa o tempo instável e com previsão de chuva em alguns momentos do dia, em todas as regiões capixabas. As temperaturas sofrem queda em todo o Estado. Os ventos sopram com moderada intensidade, podendo ocorrer rajadas mais fortes em alguns momentos no litoral capixaba.

MAIS CHUVA – A trégua da chuva será curta. No fim de semana, 11 e 12 de julho, novas áreas de instabilidade avançam sobre a região Sul e volta a chover.

Confira abaixo mais informações no comentário da meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

Com informações: Clima Tempo e Incaper

Últimas notícias

Força tarefa do agro vai ajudar produtores com prejuízos da chuva de granizo

As recentes chuvas de granizo atingiram municípios do interior do Espírito Santo no ...

Mudas de café conilon clonal são produzidas e plantadas nas montanhas

Santa Maria de Jetibá, conhecida como a cidade que mais produz ovos no ...

A importância do tratamento homeopático em animais

Low angle portrait of cute dog resting on rug and looking forward with ...

BSCA E Apex-Brasil renovam projeto de promoção internacional dos cafés especiais

Estruturado sobre os pilares de inteligência mercadológica, promoção interna e externa e consolidação ...

Exportações de carne suína registram maior volume mensal da história

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) ...