Frio intenso atinge lavouras de café e preço dispara

A massa de ar frio de origem polar que chegou no final de semana no Sul do Brasil ganhou ainda mais força hoje (20), atingiu a região Sudeste e Centro-Oeste, e já está causando prejuízos em lavoura de café. Esse foi um dos principais fatores para a disparada do preço do grão durante o dia de hoje.

As cotações do mercado futuro do café arábica fecharam em mais de 1.000 pontos, o equivalente a mais de 7%, no pregão desta terça-feira, na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Na última semana de junho o frio intenso já havia afetado lavouras brasileiras, mas dessa vez, a geada prejudicou ainda mais.

Anúncio

Depois da severa seca, as preocupações com os impactos da geada dão suporte aos preços. Segundo produtores da maior área de produção do país, especialistas e analistas de mercado, o frio foi mais intenso do que era previsto e atingiu com geada intensa boa parte do parque cafeeiro, como no Cerrado Mineiro e Alta Mogiana.

Anúncio

Na manhã desta terça-feira, de acordo com o Climatempo, não teve registro de neve ou de chuva congelada, mas a manhã foi congelante no centro-sul brasileiro. Seis estados registraram temperatura negativa: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Pelas estações meteorológicas, ao menos 80 cidades tiveram temperaturas negativas no Brasil. A campeã neste congelante 20 de julho foi Urupema, que registrou -8,8°C, seguida por Bom Jardim da Serra com -7,4°C, ambas as cidades localizadas na serra catarinense.

A temperatura de -8,8°C em Urupema foi a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil neste ano, pela medição do Epagri/Ciram, órgãos de monitoramento climático oficial do governo de Santa Catarina. Apenas o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou temperatura mais baixa, com -9,9°C em 1º de julho, mas vale ressaltar que esta estação fica localizada 2.450 metros de altitude, e é natural registrar temperaturas baixas.

MAIS GEADA – Para esta quarta-feira (21), quando completa um mês de inverno, ainda tem previsão de geada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo (sul do estado) e Minas Gerais (sul do estado). Porém, com o centro da massa de ar polar (região mais forte do sistema) indo para o mar, as temperaturas já devem ser menos baixas. Ainda devem ocorrer valores negativos, de açodo com o Climatempo.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...

Sicoob oferece R$ 25 milhões em crédito a juros zero para associados prejudicados pelas chuvas

Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES Texto: Julio Huber Para apoiar pessoas, empresários ...