Frio mata cerca de 100 cabeças de gado

A chegada da massa de ar frio que derrubou as temperaturas em todo o país causou prejuízo para os pecuaristas de Mato Grosso. No município Reserva do Cabaçal, a 412 km de Cuiabá, cerca de 100 cabeças de gado morreram na madrugada do último sábado (22), conforme levantamento preliminar feito pelos próprios fazendeiros em um raio de 5 quilômetros.

Os termômetros marcaram 9°C, mas, segundo relatos de fazendeiros da região, a sensação térmica chegou a 0°C durante a madrugada. O pecuarista Amauri Nazaro contou que cria touro reprodutor da raça nelore. Somente na fazenda dele foram encontrados 12 animais mortos e outros oito debilitados. Até agora, o prejuízo é de R$ 150 mil.

Para tentar reanima-los, o proprietário aplicou medicamentos. “A gente ouve muito falar que na propriedade de ‘fulano’ morreu um em outra dois. Tem muita gente também que nem sabe, porque isso nunca aconteceu aqui, nunca teve isso aqui”, contou.

Na propriedade do prefeito Tarcisio Ferrari, cerca 27 cabeças de gado morreram com o frio. Na fazenda de outro vizinho de Amauri foram encontrados 21 animais mortos e outros também debilitados. “Morreram os mais novos, pois a propriedade é plana e o gado fica exposto ao vento”, disse Amauri.

O pecuarista contou ainda que em outra propriedade dele não ocorreram mortes, pois o gado estava protegido com a mata fechada. “O gado se abrigou na mata. Creio que a mata é um refúgio bom para frio”, disse.

Ontem (23), as temperaturas na região voltaram a subir. A mínima foi de 12°C e a máxima de 33°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para hoje (24), a mínima prevista é de 16°C e a máxima de 36°C.

Fonte: G1 MT

Últimas notícias

Idaf reconhece equivalência do Serviço de Inspeção de Marechal Floriano para adesão ao Susaf/ES

Foto: Cícero Modolo O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo ...

Patrulha Rural das montanhas é destaque em evento nacional de segurança pública

Foto: Franthescoly Degen Deolindo Julio Huber A experiência da Patrulha Rural realizada pela ...

Curso on-line e gratuito ensina a criar galinhas caipiras. Clique e aprenda!

Já está disponível na plataforma e-Campo: vitrine de capacitações on-line da Embrapa, o ...

Escola implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, em Linhares, no norte capixaba, ...

Concurso vai escolher os mais belos camelos árabes

Foto: Karim Sahib /AFP O concurso de beleza de camelos terá premiações de ...