Fundação Renova reabre editais de assistência técnica a produtores rurais

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de maio. Instituições que já haviam se inscrito devem revisar seus registros

Os editais Ater Sustentabilidade Mineira e Ater Sustentabilidade Capixaba foram reabertos e revisados, de forma a contribuir com a promoção do desenvolvimento rural sustentável de propriedades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Instituições públicas e privadas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho poderão enviar suas propostas até o dia 22 de maio, nas páginas dos editais. Já as entidades que estavam inscritas deverão fazer a revisão de suas propostas.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dão suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias e à readequação ambiental nas propriedades rurais impactadas, bem como à aplicação de práticas sustentáveis de produção e formas de conservação de solo e água.

Anúncio

No Espírito Santo, a chamada também está dividida em dois lotes. O lote 12 corresponde aos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Marilândia. O lote 13 diz respeito ao município de Linhares.

Anúncio

Em Minas Gerais, o edital está dividido em dois lotes. O lote 6 corresponde aos municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Pingo D’água, Rio Casca, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Bugre, Fernandes Tourinho, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Santana do Paraíso, Sobrália e Timóteo. Já o lote 11, corresponde aos municípios de Tumiritinga, Resplendor, Itueta e Aimorés.

“A Fundação Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e acredita na construção coletiva para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais e contribuam para a reinclusão produtiva e econômica de suas propriedades impactadas”, afirma Rodrigo Bruschi, engenheiro de Operações Agroflorestais do Uso Sustentável da Terra (UST) da Fundação Renova.

O Edital Ater Sustentabilidade parte do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova, atendendo à cláusula 125c do Termo de Transação e de Ajuste de Conduta (TTAC). Elas seguem as diretrizes e os princípios estabelecidos pela lei federal 12.188/2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

INSCRIÇÕES – As inscrições das entidades podem ser realizadas na plataforma Prosas até o dia 22 de maio, nos seguintes links: 

Ater Sustentabilidade Mineira – Lote 6

Ater Sustentabilidade Mineira – Lote 11

Ater Sustentabilidade Capixaba – Lote 12

Ater Sustentabilidade Capixaba – Lote 13

Para participar, a entidade de Ater precisa estar cadastrada ou em processo de cadastramento no Sistema de Gestão da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensâo Rural/SGA) e/ou no Sistema Informatizado de Ater (SIATER) no momento da assinatura do contrato. Serão priorizadas as entidades localizadas na bacia do rio Doce e que tenham experiência comprovada de atuação local.

As organizações selecionadas serão divulgadas em 30 de junho de 2020. Dúvidas sobre o edital, como apresentação de propostas e minuta contratual, podem ser enviadas até o dia 15 de maio de 2020 para o e-mail [email protected]. As dúvidas em relação ao cadastramento das propostas devem ser tiradas por meio da plataforma Prosas neste link: https://prosas.com.br/contatos.

Fonte: Fundação Renova

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...