Gado brasileiro da raça Brahman deixa estrangeiros impressionados durante exposição
Fotos: Divulgação/ACBB

Representantes estrangeiros que estiveram presentes na 21ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman), encerrada no último final de semana, em Uberaba (MG), se impressionaram com a qualidade dos bovinos brasileiros. O evento possibilitou a criadores de vários países da América Latina acompanhar as acirradas disputas da principal competição da raça no Brasil.
Anúncio
Com 175 animais concorrendo nos julgamentos, o evento recebeu comitivas da Bolívia, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela. Vindo do Paraguai, o jurado Mário Rempel teve a responsabilidade de definir os campeões da ExpoBrahman e destaca como um dos pontos fortes da raça sua evolução nas características ligadas à qualidade de carcaça.
“Fiquei bem impressionado com a qualidade do Brahman brasileiro, que apresentou muito volume de carcaça e animais adequados para as diversas regiões e climas do país. Outro ponto que me impressionou foi a homogeneidade do biotipo dos animais das duas competições, campo e pista. Para qualquer raça de corte que pretende ter sucesso no mercado de carne, isso é o correto, com as seleções de gado de elite e de gado comerciais caminhando na mesma direção”, diz Rempel, que é membro da Comissão Técnica da Raça Brahman da Associação de Criadores de Brahman do Paraguai, assessor técnico e criador da raça em seu país.
Anúncio
A Estância Santa Clara, de Descalvado (SP), retornou para casa com os principais troféus do julgamento de pista. Nas fêmeas, MS Sec Sunny 159 foi a Grande Campeã e MS Sec Naikka 198 foi a Reservada Grande Campeã. Nos machos, a propriedade também fez dobradinha, com o Grande Campeão MR Sec Tattann 176 e o Reservado Grande Campeão MR Sec Fasanno 140. Com isso, o expositor Luiz Carlos Rosa Vianna, titular da Estância Santa Clara, terminou a ExpoBrahman como Melhor Expositor e Melhor Criador.
“Este êxito é fruto de um trabalho criterioso de seleção da raça que desenvolvemos há muitos anos com o uso das mais modernas tecnologias. O Brahman é uma raça que contempla as demandas da pecuária de corte brasileira”, diz o expositor.
Na competição Brahman a Campo, a Grande Campeã foi MS Assu Matilde 1691, do expositor Assu Emp. Imob. e Agropecuária Ltda., de Rio das Flores (RJ). A Reservada Grande Campeã foi MISS W2R POI 1614, do expositor Wilson Roberto Rodrigues, de Pardinho (SP). Já o Rancho Terra Santa, de Senador Canedo (GO), de propriedade do expositor Igor Nogueira Alves de Melo, fez a dobradinha no Grande Campeonato de Machos, sendo o Grande Campeão o touro Bastão e o Reservado Grande Campeão Baston.

Os resultados alcançados levaram o expositor a levar para a casa os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador do Brahman a Campo. “Ainda não caiu a ficha, mas, em nosso segundo ano disputando o Brahman a Campo, conquistamos múltiplas categorias. Nada disso seria possível sem o esforço e comprometimento de todos que fazem parte da nossa equipe”, assegura o expositor Igor Nogueira Alves de Melo.
Promovida pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a ExpoBrahman ainda registrou crescimento nos negócios. O Leilão Genética do Futuro, promovido pelos criatórios Portobello e Terra Verde, movimentou R$ 320 mil, aumento de 12% em relação à edição do ano passado. O lote mais valorizado, comercializado por R$ 24 mil, foi a aspiração da Grande Campeã da ExpoZebu 2025, MS Terra Verde 1824.
A ExpoBrahman ainda teve homenagem a jurados brasileiros que julgaram a raça no exterior e o lançamento da loja virtual Pró-Genética, para animais Brahman. O evento aconteceu de 13 a 18 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Fonte: Larissa Vieira
Anúncio
Anúncio