Genética bovina brasileira começa a ser exportada para Honduras

País da América Central firmou protocolo de importação com o Brasil no fim do ano passado; primeira negociação é de sêmen Gir Leiteiro e Girolando da Central ABS

De importador, o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de genética bovina. Com investimentos em pesquisa e tecnologia, o progresso do rebanho nacional desperta o interesse de mercados em todo o mundo. Agora é a vez de Honduras abrir caminho para a genética brasileira. Para potencializar a produção de leite no país centro-americano, foram adquiridas doses de sêmen de touros Gir Leiteiro e Girolando da bateria ABS, líder em fornecimento de genética bovina.

“Ficamos honrados por terem escolhido a ABS. Os produtores de Honduras querem tornar a produção de leite mais eficiente e lucrativa no país e, com esta genética que estão levando, certamente, vão atingir seus objetivos. Nossa expectativa é de que, no futuro próximo, eles levem também, embriões”, destaca a Coordenadora de Comércio Exterior da ABS, Paula Waeny.

Anúncio

Com protocolo de importação firmado em outubro do ano passado, esta é a primeira negociação entre os dois países. Foram adquiridas doses de sêmen convencional e sêmen sexado (Sexcel) de touros da bateria ABS, como Antonione, Barbante, Elton, Erich e Festeiro, reprodutores com ampla variabilidade genética e consagrados no mercado. 

O produtor Carlos Ordoñez, que já recebeu as doses, comemora a abertura de mercado. “O protocolo abriu um caminho importante para nós. A genética brasileira é referência e confiamos muito no trabalho da ABS, que tem uma bateria formada por touros campeões, de muito sucesso no mercado, touros que não tem em outras centrais. Estamos muito contentes por trabalhar com o que há de melhor no mercado”, enfatiza o produtor hondurenho, da Ganaderia Ordoñez. 

Anúncio

Fonte: Ascom / Central ABS

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Defensivos agrícolas irregulares são apreendidos durante fiscalização

Foto: Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa ...

Piscicultura ganha espaço na Favesu 2026, que terá estrutura ampliada

Foto: Zoom Filmes A Feira da Proteína Animal Capixaba (Favesu) terá uma edição ...

Nova arma biológica contra o bicudo-do-algodoeiro surge de pesquisa no Pantanal

Foto: Biotrop Uma descoberta feita durante uma expedição científica no Pantanal pode representar ...

Startup brasileira entra em lista mundial de tecnologias para prevenir riscos ambientais

Fotos: Divulgação Uma plataforma digital criada no Brasil para identificar riscos ambientais que ...

Iniciativas apoiam práticas regenerativas nas lavouras de café em Minas Gerais

Foto: Cecafé Iniciativas voltadas a apoiar produtores de café na adoção de práticas ...