Governo disponibiliza serviço de defesa de beneficiários bloqueados no Garantia Safra

Foto: Albino Oliveira/MDA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou o serviço para solicitar requerimento de defesa após bloqueio do Garantia Safra. A iniciativa, em parceria com o Ministério da Economia, visa facilitar, simplificar e agilizar o envio e análise dos requerimentos de defesa dos agricultores familiares que tiveram o benefício bloqueado.

O bloqueio, segundo o Mapa, pode ter ocorrido em função da identificação de indícios de não enquadramento nos critérios de elegibilidade na inscrição do Garantia Safra. Para analisar os casos, uma portaria editada no início de julho regulamenta os procedimentos e institui comissões para essa finalidade.

Segundo o governo, o serviço vai garantir ao agricultor familiar o direito ao contraditório e ampla defesa, melhorar os controles internos do Programa e mecanismos de responsabilização das pessoas que prestarem informações falsas para acessar o benefício.

Atualmente, o valor do benefício é de R$ 850, pagos em cinco parcelas de R$ 170, por meio de cartões eletrônicos emitidos pela Caixa de acordo com o calendário de pagamento de benefícios sociais.

Para acessar o serviço de “Solicitar Requerimento de Defesa após Bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, acesse o site “www.gov.br” e procure pelo requerimento de defesa.

Fonte: Brasil 61

Últimas notícias

Preços recordes do milho geram alerta sobre a entrega do produto

O mercado brasileiro do milho registra recordes históricos desde o fim do ano ...

Pesquisas e iniciativa ampliam adoção de tecnologias poupa-terra

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) são eficientes para aumentar a produtividade agropecuária ...

Importante estrada para escoação agrícola será pavimentada no Espírito Santo

Um sonho antigo de agricultores e moradores de Domingos Martins e de Santa ...

Roteiro turístico capixaba é pré-selecionado para o projeto Experiências do Brasil Rural

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio. ...

Processo transforma casca de coco verde em etanol

A Ufes recebeu o deferimento de uma nova patente, a sétima concedida à ...