Governo do Espírito Santo realiza vistorias em barragem após chuvas

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou vistorias em barragens no município de Ponto Belo e Mucurici. A ação teve apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que fez o sobrevoo com a equipe de fiscalização para o reconhecimento das áreas.

As vistorias foram realizadas pelo subgerente de Licenciamento Ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, pelo técnico da gerência local do Idaf, em Montanha, Paulo Perchi; e o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm. Também participaram da ação o corpo de bombeiros e a defesa civil de Ponto Belo.

Anúncio

Durante a operação, os técnicos visitaram, por terra, duas barragens, sendo uma em Ponto Belo e outra em Mucurici. Os técnicos também determinaram e acompanharam a ampliação de um vertedouro em uma barragem particular que apresentava risco de rompimento por conta do nível de água acima do permitido e alagamento na estrada municipal que passava ao lado da barragem, bloqueando a passagem de veículos.

Anúncio

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto tem intensificado as ações de fiscalização em barragem, principalmente em período de fortes chuvas.

“A incidência de chuvas pode ocasionar problemas, como o rompimento de barragens, provocando prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Fiquei sabendo na noite dessa quarta-feira (22), por meio do poder público municipal sobre a situação de risco de rompimento de uma barragem em Ponto Belo, imediatamente, enviamos o técnico para olhar de perto o problema, que já foi resolvido com ampliação do vertedouro”, afirmou.

Fonte: Idaf-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...