Governo do Espírito Santo realiza vistorias em barragem após chuvas

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou vistorias em barragens no município de Ponto Belo e Mucurici. A ação teve apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que fez o sobrevoo com a equipe de fiscalização para o reconhecimento das áreas.

As vistorias foram realizadas pelo subgerente de Licenciamento Ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, pelo técnico da gerência local do Idaf, em Montanha, Paulo Perchi; e o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm. Também participaram da ação o corpo de bombeiros e a defesa civil de Ponto Belo.

Durante a operação, os técnicos visitaram, por terra, duas barragens, sendo uma em Ponto Belo e outra em Mucurici. Os técnicos também determinaram e acompanharam a ampliação de um vertedouro em uma barragem particular que apresentava risco de rompimento por conta do nível de água acima do permitido e alagamento na estrada municipal que passava ao lado da barragem, bloqueando a passagem de veículos.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto tem intensificado as ações de fiscalização em barragem, principalmente em período de fortes chuvas.

“A incidência de chuvas pode ocasionar problemas, como o rompimento de barragens, provocando prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Fiquei sabendo na noite dessa quarta-feira (22), por meio do poder público municipal sobre a situação de risco de rompimento de uma barragem em Ponto Belo, imediatamente, enviamos o técnico para olhar de perto o problema, que já foi resolvido com ampliação do vertedouro”, afirmou.

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...