Governo do Estado realiza oficina com setor da avicultura para elaborar plano estratégico

O município de Santa Maria de Jetibá recebeu, nesta sexta-feira (23), a primeira oficina presencial para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4), que está sendo coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Maior produtor de ovos do País e com forte atuação na avicultura, o município de Santa Maria de Jetibá teve o encontro voltado para a cadeia produtiva da Avicultura de Corte e Postura. A oficina foi realizada no auditório da Nater Coop.

Na atividade, os participantes foram contextualizados sobre a elaboração do PEDEAG 4 e receberam informações do setor para entender as forças, as oportunidades, a fraqueza e as ameaças da cadeia produtiva. Eles também participaram de uma dinâmica para avaliar o segmento e propor ideias.

Anúncio

As oficinas serão ofertadas nas próximas nove semanas, até o dia 18 de agosto. Ao todo, serão 40 encontros, entre oficinas e reuniões técnicas, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade para o Estado. Os encontros técnicos contam com metodologias participativas para discutir e propor ações que serão inseridas no PEDEAG 4, que ficará em vigor até 2032. O intuito é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.

Anúncio

Serão discutidos temas transversais, como agricultura familiar, mudanças climáticas, crédito rural, mulheres no agro, logística, sucessão familiar e comunicação no agro. As oficinas vão ocorrer em diferentes municípios do Espírito Santo, valorizando a participação das lideranças do agro capixaba e almejando ampliar os horizontes, por meio do conceito de inovabilidade.

“Iniciamos a construção do PEDEAG pela avicultura e vamos avançar para todas as principais cadeias produtivas do Estado, discutindo e propondo ações para os próximos dez anos. O PEDEAG 4 também está inovando ao trazer o conceito de inovabilidade, ou seja, a inovação tecnológica e sustentabilidade. Este conceito será uma premissa para todas as cadeias produtivas do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Também é possível participar da construção do plano de forma on-line, acessando aqui ou por meio do site da Seag (www.seag.es.gov.br), clicando no banner do PEDEAG 4.

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...