Governo do Estado realiza oficina com setor da avicultura para elaborar plano estratégico

O município de Santa Maria de Jetibá recebeu, nesta sexta-feira (23), a primeira oficina presencial para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4), que está sendo coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Maior produtor de ovos do País e com forte atuação na avicultura, o município de Santa Maria de Jetibá teve o encontro voltado para a cadeia produtiva da Avicultura de Corte e Postura. A oficina foi realizada no auditório da Nater Coop.

Na atividade, os participantes foram contextualizados sobre a elaboração do PEDEAG 4 e receberam informações do setor para entender as forças, as oportunidades, a fraqueza e as ameaças da cadeia produtiva. Eles também participaram de uma dinâmica para avaliar o segmento e propor ideias.

Continua após o anúncio

As oficinas serão ofertadas nas próximas nove semanas, até o dia 18 de agosto. Ao todo, serão 40 encontros, entre oficinas e reuniões técnicas, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade para o Estado. Os encontros técnicos contam com metodologias participativas para discutir e propor ações que serão inseridas no PEDEAG 4, que ficará em vigor até 2032. O intuito é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.

Serão discutidos temas transversais, como agricultura familiar, mudanças climáticas, crédito rural, mulheres no agro, logística, sucessão familiar e comunicação no agro. As oficinas vão ocorrer em diferentes municípios do Espírito Santo, valorizando a participação das lideranças do agro capixaba e almejando ampliar os horizontes, por meio do conceito de inovabilidade.

“Iniciamos a construção do PEDEAG pela avicultura e vamos avançar para todas as principais cadeias produtivas do Estado, discutindo e propondo ações para os próximos dez anos. O PEDEAG 4 também está inovando ao trazer o conceito de inovabilidade, ou seja, a inovação tecnológica e sustentabilidade. Este conceito será uma premissa para todas as cadeias produtivas do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Também é possível participar da construção do plano de forma on-line, acessando aqui ou por meio do site da Seag (www.seag.es.gov.br), clicando no banner do PEDEAG 4.

Fonte: Seag

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...