Grandes artistas homenageiam agricultores e trabalhadores da cadeia de alimentos

Bruno Faustino

Imagine você, trabalhador rural ou profissional que atua na cadeia de produção de alimentos, sendo homenageado por grandes nomes da música como Tony Bellotto (escritor, guitarrista e compositor da banda de rock Titãs), Roberta Sá, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Mart’nália, Paulo Miklos e Maria Luiza Jobim e tantos outros nomes da música latina.

A iniciativa partiu do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que lançou uma campanha para reconhecer e agradecer todos aqueles que, com seu trabalho em plena pandemia de Covid-19, garantem a produção, o transporte, a comercialização e o abastecimento de alimentos nos países das Américas.

“No contexto da atual pandemia, grandes artistas se unem ao IICA e o IICA se une a grandes artistas em uma homenagem muito merecida e necessária às pessoas que continuam trabalhando para que os alimentos cheguem às nossas mesas. É a união por um aplauso, por um agradecimento, por meio de canções que, em um momento de temor e de dor, servem também para reconfortar nossa alma”, afirmou Manuel Otero, diretor geral do IICA.

A primeira participação foi do cantor e compositor León Gieco – músico argentino com mais de 40 anos de carreira artística, reconhecido como grande compositor e intérprete da música popular em toda América Latina e Caribe. Támbém já contribuiram com a campanha os artistas argentinos Teresa Parodi, Soledad Villamil, Víctor Heredia, Hilda Lizarazu, Lidia Borda, La Charo (Tonolec), Willy Piancioli (Los Tipitos), Agustín Ronconi (Arbolito), Alejandro Davio (Mundo Alas), Anabella Zoch, Peteco Carabajal, Dolores Solá, Acho Estol (La Chicana), Ana Prada e Pata Kramer.

BRASIL – O Brasil também está muito bem representado na campanha. O cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil – um dos fundadores do Tropicalismo que renovou a música brasileira, ganhador de vários Grammys e ex-ministro da Cultura – contribuiu com a campanha gravando seu grande sucesso “Soy Loco por Ti América”, que compôs junto com José Carlos Capinan.

Carlinhos Brown é outro artista brasileiro engajado na homenagem. Conhecido como agitador cultural, cantor, compositor, produtor, percussionista e artista plástico, Brown gravou a composição “Teia da Felicidade” para agradecer os agricultores, agricultoras e trabalhadores da cadeia de alimentos lançada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“Esses são os verdadeiros heróis que seguem nos alimentando em um momento de dificuldade”

Carlinhos Brown – cantor

Além de Gil e Brown, a cantora, atriz, compositora, percussionista e instrumentista Mart’nália, a cantora e compositora de samba e bossa nova, duas vezes indicada ao Grammy Latino, Roberta Sá, o músico, ator e apresentador, ex-vocalista da banda Titãs, Paulo Miklos e o colega de banda Tony Bellotto, além de Maria Luiza Jobim gravaram participações para a campanha.

“Gostaria de agradecer a todos que estão plantando, colhendo e fazendo com que esta comida chegue até a gente e nos alimentando, literalmente”

Mart’nália – cantora

No Brasil, a campanha conta com o apoio e a adesão da Unesco Brasil e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na Argentina, além de artistas, aderiram à campanha entidades como a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Pesca; da Cultura; do Desenvolvimento Social, Plano Argentina contra a Fome, a Secretaria de Meios e Comunicação Pública, Conteúdos Públicos Sociedade do Estado e Fundo Nacional das Artes.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) busca, com a campanha, contribuir para intensificar a consideração política e social para aqueles que mantêm funcionando a cadeia agroindustrial e aos trabalhadores da terra, que sustentam o abastecimento dos alimentos em um momento em que a pandemia de Covid-19 desafia o mundo.

Veja outros vídeos da campanha

Últimas notícias

Dia da Agricultura Irrigada: gotejamento contribui para melhoria da qualidade de culturas do ES

Especialista explica como a técnica de irrigação é eficiente para produções de café, ...

Colheita de café evolui no Brasil evolui para 20%, mas mantém atraso

A colheita de café da safra brasileira 2021/22 vai andando tanto para o ...

Convênio entre Seag e Sebrae beneficia mais de 150 empreendimentos rurais

Oficinas e consultorias tecnológicas estão sendo disponibilizadas para capacitar empreendedores. A Secretaria da ...

Associação de Brahmanabre inscrições para 1ª Prova de Eficiência e Performance

A expectativa é que participem fêmeas e touros de criatórios de todo o ...

Exportações de café pelo Espírito Santo caem 21% em maio

No último mês de maio o Espírito Santo exportou um total de 337 ...