Guia orienta normas para produção de vinhos e bebidas

Foto: Pixabay

Chamado de Cartilhão de bebidas, material consolida as normas brasileiras em um documento único para orientar produtores, importadores e exportadores

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou o Cartilhão de Bebidas atualizado. O documento traz um compilado das normas brasileiras que tratam dos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ’s), do Registro de estabelecimentos e produtos, da Importação e da Exportação de Bebidas, Fermentado Acético, Vinho e Derivados da Uva e do Vinho, bem como os parâmetros analíticos e composição.

Ao todo, o documento traz mais de 80 categorias de produtos relativos às áreas de bebidas e vinhos e derivados do vinho. “Cada capítulo traz as informações com as interpretações necessárias de forma facilitada e didática de uma bebida específica que possui regramentos de regulamentos, PIQ, denominação de produtos, entre outros”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo. 

A consolidação das normas, além de ser facilitadora para o cumprimento das regras pelo setor produtivo, serve para orientar os serviços de inspeção e fiscalização agropecuária, que buscam controlar e aferir todas as etapas de fabricação das bebidas, como forma de garantir a saúde e segurança do consumidor.

“Nosso objetivo é dar um acesso padronizado para que todos possam ter acesso a informação e fazer as coisas da maneira mais correta, evitando assim erros, por exemplo, de rotulagem e de composição”, destaca Bertoldo. 

O Cartilhão de Bebidas é um documento que está em constante revisão e atualização e, por isso, a orientação é que sempre seja consultado no site do Mapa. 

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de frango de corte, ...